Representantes da Federação Paulista tiveram boa impressão da obra; agora a corrida é contra o tempo para terminar etapas importantes
Jociano Garofolo
garofolo@acidadevotuporanga.com.br
O andamento das obras da nova arena Plínio Marin foi muito bem avaliado por representantes da Federação Paulista de Futebol, que estiveram ontem em Votuporanga. O vice-presidente do departamento de Competições da Entidade, coronel Isidro Suita, disse que o local tem tudo para ser um orgulho para toda a região. Entretanto, alertou que a Prefeitura tem um prazo de 40 dias para concluir etapas importantes, antes da vistoria definitiva.
O coronel Suita e um auxiliar foram recepcionados por volta das 10h30 pelo prefeito Junior Marão, secretários municipais, vereadores e diretores do Clube Atlético Votuporanguense. Eles iniciaram a visita conhecendo as obras de sanitários e postos de apoio, construído sob a arquibancada que fica atrás do gol. Marão deu detalhes sobre o andamento de cada etapa e foi assessorado pelo engenheiro da Secretaria de Obras, Gustavo Amaral.
Na sequência, Suita viu de perto a instalação das arquibancadas, que deve comportar 8 mil pessoas na inauguração, no mês de janeiro. Em seguida, viram o entorno da arena, os vestiários, sala de imprensa, acesso pra o campo e, finalmente, o gramado. O prefeito deu garantias que essas etapas deverão estar concluídas ou em grau adiantado, até da data da vistoria definitiva, que vai acontecer em 40 dias.
Segundo o coronel Suita, com esse cronograma cumprido, nada deverá impedir que o novo estádio receba os jogos do Campeonato Paulista da Série A2 em 2016. “Se o cronograma que o prefeito acabou de me passar estiver acertado, a arena já está dentro. Pelo o que vi, a coisa está bem adiantada. Teremos um local que será um orgulho para toda a região. Daqui a 40 dias estarei de volta. A Prefeitura está fazendo em sintonia com Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e serviços de engenharia. Isso é o mais importante dentro das normas técnicas”, avaliou o representante da federação.
Suita disse também que dentro de sua avaliação, é importante que os torcedores tenham conforto. “Locais dignos, de acesso, restaurantes. O que precisamos é trazer a família para o campo de futebol. Esse é o olha mais crítico que temos, e essa arena, pelo o que estou vendo, vai atrair o público familiar”, elogiou.
O representante da entidade também informou que deve dar uma “aliviada” para Votuporanga, com relação à entrega de laudos. Isso porque a Federação Paulista tem um acordo com o Ministério público para que os laudos técnicos, de segurança, higiene, de prevenção e combate a incêndio e de engenharia sejam entregues até o dia 30 de novembro. Entretando, em casos excepcionais como a construção de um novo estádio, moderno, que trará lazer e comodidade à população, será conversado para que possa ser entregue até o dia 15 de janeiro. Ainda segundo Suita, o conselho arbitral da Série A2 deve ocorrer na segunda quinzena de novembro, enquanto o campeonato terá início no começo de fevereiro.
Marão
Junior Marão mostrou tranquilidade com relação à execução das etapas estipuladas no cronograma. Segundo o líder do Executivo, o que mais preocupava era a questão do gramado, que tem que estar plantado até 60 dias antes do início dos jogos. “A empresa responsável aponta que até o dia 5, 10 de novembro no máximo, esteja totalmente plantado”. Ainda segundo o prefeito, a parte das arquibancadas termina no final do mês e o resto são detalhes. “Acredito que tudo será cumprido dentro do prazo”.
Marão explicou que o Investimento para conclusão desse momento da obra é de R$ 12 milhões, inclusive projetando a cobertura de um dos lados da arquibancada para o ano que vem, parte de camarotes, e cabines de imprensa. “No meu mandato não vou terminar, mas entrego ao próximo prefeito o projeto pronto. Com mais R$ 3 milhões, completa o restante da arquibancada, do lado oposto e forma o U. Acredito que o sucessor não terá dificuldade para terminar essa meta”, disse o prefeito.