Vereador destacou que quem mais vai ganhar com toda a mudança nas escolas são os próprios alunos
O vereador Edilson Pereira Batista (PDT) participou ontem do programa Jornal da Cidade, da Rádio Cidade. Ele comentou a respeito do assunto polêmico que envolve a educação no estado de São Paulo, que é a reorganização das escolas. O processo pretende reduzir as unidades com três ciclos de ensino (1º ao 5º, do Fundamental; 6º ao 9º do Fundamental; e Ensino Médio) para o crescimento da quantidade de escolas com apenas um ciclo.
De acordo com o vereador, a mudança em Votuporanga é muito pequena, se comparada aos outros municípios, e quem vai mais ganhar são os alunos. "A cidade já sofreu o que tinha que sofrer em 2008, com a municipalização das escolas", disse.
Edilson foi para São Paulo recentemente e participou, junto ao deputado estadual Carlão Pignatari, de uma palestra, ministrada pelo secretário de educação do estado, Herman Voorwald. O assunto abordado foi justamente as mudanças nas instituições de ensino.
Segundo Edilson, o único erro cometido foi o não envolvimento dos principais interessados nessa mudança. "Esse processo, segundo o secretário do estado, vai acontecer em breve, ou seja, pais, alunos, diretos e professores vão estar a par de toda as informações necessárias a respeito da reorganização das escolas. O dirigente regional de ensino, José Duran Netto, vai garantir que todos os dados sejam repassados da melhor maneira possível", disse.
O vereador destacou que quem mais vai ganhar com toda a mudança são os próprios alunos. "É importante ressaltar que os alunos que estão na escola agora vão continuar lá, ou seja, a reestruturação vale apenas para estudantes que vão entrar em determinada instituição pública. Muitos pais que têm mais de um filho estão reclamando que terão agora de levar um para cada local, mas, como eu disse, isso não vai ser algo imediato". Ainda segundo ele, apenas duas escolas sofrerão alterações ano que vem. "O Manoel Lobo receberá alunos apenas do ensino médio e o Juraci apenas do ensino fundamental", disse.
Aqui em Votuporanga, cerca de 4 manifestações já aconteceram, envolvendo pais, alunos e professores que são contra a reorganização das escolas. Sobre esse assunto, o vereador disse que não acredita que aconteceu por manipulação do sindicato para tumultuar o processo.
Ainda de acordo com o vereador, todas as informações vindas da secretária do estado estão sendo repassadas para os pais, alunos e professores. "Conversei com eles junto aos vereadores Jura e Osvaldo Carvalho. O deputado Carlão também abriu as portas do seu gabinete e teve uma conversa franca com todos, expondo a sua opinião a respeito das reorganização. Acredito que tudo vai acontecer da melhor forma possível, é isso que pretendemos", finalizou.