Lei foi assinada pelo prefeito e pela coordenadora estadual do programa durante o 2º Seminário Integral de Saúde do Adolescente
Da Redação
Votuporanga sediou ontem, no Centro de Convenções Jornalista Nelson Camargo, o 2º Seminário Integral de Saúde do Adolescente. Durante o evento, o prefeito Júnior Marão e a ginecologista e coordenadora Estadual do Programa de Saúde do Adolescente, Albertina Duarte Takiuti, assinaram a lei que transforma o Programa de Saúde do Adolescente (Prosad) de Votuporanga em uma política pública.
O seminário foi realizado pela Prefeitura de Votuporanga por meio da Secretaria Municipal de Saúde em parceria com a Unifev e Secretaria de Estado da Saúde. Estiveram presentes profissionais da assistência social de Votuporanga, além de alunos da rede pública e particular do município. O objetivo foi de promover discussões que norteiam o universo adolescente, como sexualidade, gravidez na adolescência, uso de drogas, doenças sexualmente transmissíveis, Aids, transtornos alimentares e qualidade de vida.
Durante a abertura oficial do evento, a coordenadora Estadual do Programa de Saúde do Adolescente, Albertina Duarte Takiuti, agradeceu ao prefeito pela lei implantada no município. “Gostaria de parabenizar o prefeito, porque essa lei de política pública traz um valor muito significativo para Votuporanga, que se tornou um exemplo para os outros municípios desse estado e também para o Brasil”.
Ela ainda elogiou o trabalho desenvolvido pela coordenadora do Programa de Saúde do Adolescente de Votuporanga, Rosely Maria Eleutério Rodrigues. “Votuporanga foi a primeira cidade que reduziu o número de gravidez na adolescência, tudo isso graças ao programa desenvolvido pela Rosely e por toda a sua equipe aqui no município, estão de parabéns”, finalizou.
O prefeito Júnior Marão falou de como é importante desenvolver programas como esse nas cidades. “Nós temos procurado trazer benefícios para todas as áreas, mas, preferencialmente, para as crianças e adolescentes, que são o futuro do país. E todos os programas que os favorecem são de grande importância e temos que transformar isso em política pública, uma lei aprovada pela Câmara que só muda se for revogada, então é uma lei que vai permanecer na cidade. Agradeço a Rosely e a sua equipe por todo trabalho maravilhoso que é desenvolvido e também a Albertina, espero que ela leve o nome da nossa cidade como exemplo para todo o estado”.
Prosad
O Programa de Saúde do Adolescente (Prosad) foi implantado em Votuporanga em 1997, atendendo adolescentes de 10 a 20 anos do sexo masculino e feminino, gestantes e não gestantes. Eles recebem orientações em grupos educativos e são acompanhados por uma equipe multiprofissional (ginecologista, pediatra, psicóloga, dentista, enfermeira, fisioterapeuta, educadora perinatal e agente comunitária de saúde) a fim de orientar a gestante adolescente. Segundo a coordenadora do programa, Rosely Maria Eleutério Rodrigues, “A expansão do programa para as unidades de saúde da periferia visa ressaltar a importância do desenvolvimento de ações de promoção de saúde e prevenção de doenças”.
Atualmente ele é promovido nos Consultórios Municipais “Dr. Ruy Pedroso” – Palmeiras I, “Joaquim Belarmino Vieira” – Simonsen, “Dr. Gumercindo Hernandes Mo-rales” - São João e na unidade de saúde “Daniele Cristina Lamana”- Parque das Nações. Nas escolas “Profª Esmeralda Sanches da Rocha”, “Profª Maria Nívea Costa Pinto Freitas”, “Prof.Valdir Gonçalves de Lima” e “Prof. Orozimbo Furtado Filho” e também no Dafic o Prosad funciona em parceria com o Programa Saúde na Escola (PSE).
A coordenadora ainda disse que o Prosad em Votuporanga contribui com uma das principais metas de Desenvolvimento do Milênio da ONU (Organização das Nações Unidas), que objetiva “diminuir os índices de gravidez na adolescência, valorizar a mulher e a igualdade entre os sexos, reduzir a mortalidade infantil, melhorar a saúde da gestante, combater a aids e outras doenças”, explicou