Votuporanga conta atualmente com quase 700 pessoas que possuem algum tipo de deficiência (intelectual, física, motora, auditiva, entre outras). O levantamento foi feito pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos em setembro.
O secretário de Direitos Humanos, Emerson Pereira, disse que para levantar o exato número, o Setor de Pessoas com Deficiência ligou para todos os consultórios municipais e demais postinhos de saúde, perguntando sobre os atendimentos prestados ao respectivo público. O trabalho foi feito em parceria com a Secretaria da Saúde.
Apesar destes dados, a estimativa é que em Votuporanga ainda exista mais pessoas com deficiência. Isto porque algumas, por opção própria, da família ou de responsáveis, não utilizam o atendimento médico municipal.
Os dados foram apresentados durante reunião do Conselho Municipal de Direitos das Pessoas com Deficiência, que visa debater ações que beneficiem o público. Neste ano, a Secretaria e o Conselho realizaram a IV Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, no Polo da UAB. No evento, foram levantadas ideias e projetos que possam melhorar as condições de vida dos deficientes físicos.
Do começo do ano até setembro, 65 pessoas com deficiências foram atendidas pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos. Além destes casos, mais 14 integram o curso “Superando com Arte”, que visa a geração de renda aos deficientes físicos por meio do artesanato. Eles recebem capacitação, onde são trabalhados coordenação motora, percepção, visualização, lateralidade, autoestima e desenvolvimento cognitivo de vários tipos de deficiência.
Neste primeiro semestre, nove cadeiras de rodas (infantil e adulto) foram emprestadas pela Secretaria para idosos e pessoas que possuem deficiência física.
A Secretaria Municipal de Direitos Humanos fica na rua Pe Izidoro Cordeiro Paranhos, n.º 3183, centro. O telefone é o (17) 3422-2770.