Hoje, dia 24, acontece o Dia D do “Outubro Rosa”, um dia de mobilização contra o câncer de mama e de colo de útero. Aproximadamente 500 mulheres serão aguardadas pelos profissionais nas unidades de saúde e policlínica (exceto no Consultório Municipal “Dr. Jamilo Elias Zeitune – Vila Paes), das 8h às 16h, para exames preventivos ao câncer de colo de útero (papanicolau), além de orientações quanto às técnicas corretas do autoexame das mamas.
Haverá, ainda, a solicitação de mamografias para mulheres na faixa etária de 50 a 69 anos ou as que tiverem indicação.
Para tornar o momento mais agradável, algumas unidades de saúde recepcionarão as pacientes com um café da manhã, além de promoverem o sorteio de brindes e o momento da beleza, com massagem, limpeza de pele e maquiagem.
As unidades de saúde estão todas decoradas em rosa, com os funcionários vestidos da mesma cor para que toda mulher lembre-se da importância de se cuidar e prevenir a doença.
Os profissionais de saúde estão preparados para orientar as pacientes sobre a prevenção do câncer de mama, explica a enfermeira do Programa de Saúde da Mulher, Karen Silva. “É primordial detectar a doença no início, por isso é importante a conscientização dessas mulheres para a realização dos exames”, disse.
Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), as formas mais eficazes para detecção precoce do câncer de mama são o exame clínico da mama e a mamografia. Para o controle do câncer de mama, é recomendado que as mulheres realizem exames periodicamente, mesmo que não tenham alterações.
A secretária de Saúde de Votuporanga, a médica Fabiana Parma, destaca o preparo da equipe e a importância de participar da campanha. “As enfermeiras e médicos das unidades de saúde estão habilitados a realizar o exame clínico das mamas. O câncer de mama existe, mas pode ser diagnosticado precocemente, melhorando a qualidade de vida de nossas mulheres”.
Outubro Rosa
O Outubro Rosa foi criado no início da década de 90, mesma época em que o símbolo da prevenção ao câncer de mama, o laço cor de rosa, foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York (EUA).
No Brasil, a primeira iniciativa em relação ao Outubro Rosa ocorreu em 02 de outubro de 2002, com uma inusitada intervenção artística. O Obelisco do Ibirapuera, local conhecido em São Paulo e originalmente chamado de monumento mausoléu do Soldado Constitucionalista, recebeu no dia uma iluminação rosa. A iniciativa de iluminar o obelisco em homenagem ao Outubro Rosa foi de um grupo de mulheres simpatizantes com a causa do câncer de mama com o apoio de uma empresa europeia de cosméticos. E o governo brasileiro, através do INCA, passou a integrar a mobilização a partir de 2010.