Iniciativa conta com a parceria de projeto e hemocentro de Fernandópolis; cadastros acontecerão nos dias 20 e 27 de outubro, nos dois câmpi da Instituição
A UNIFEV promoverá, nos dias 20 e 27 de outubro, uma campanha para cadastramento de possíveis doadores de medula óssea, em parceria com o projeto “Seja um Herói – Salve Vidas” e o Hemocentro de Fernandópolis.
Os interessados em se inscrever no banco nacional de doadores (Redome), precisam comparecer no Câmpus Centro, no dia 20 de outubro, ou na Cidade Universitária, no dia 27 de outubro, das 19h às 22 horas. Os voluntários precisam ter entre 18 e 54 anos, gozar de boa saúde (não ter doença infecciosa ou incapacitante) e apresentar documentos como RG, CPF e o cartão do SUS no ato da inscrição. Após o preenchimento de uma ficha, também é necessário coletar 10 ml de sangue do doador. Quem já possui registro no Redome não precisa fazer o cadastro novamente.
O projeto “Seja um Herói – Salve Vidas” é uma iniciativa de Claudio José dos Santos Azevedo, 33 anos, pai do menino João Pedro Azevedo, que entre os anos 2009 e 2014, lutou bravamente contra um tipo de câncer no sangue: a Leucemia. João Pedro faleceu no ano passado, com 6 anos de idade, mas seu pai continua coordenando a causa, que já conquistou mais de 4 mil cadastros, em diversas campanhas por toda a região.
“Buscamos a conscientização sobre o tema. Poucas pessoas entendem o quanto o País é carente em cadastro de doadores. Desejamos alcançar um número ainda maior de registros em relação à campanha realizada pela UNIFEV, em 2013. Para isso, contamos com a participação de todos”, disse Azevedo.
De acordo com a coordenadora do curso de Enfermagem do Centro Universitário de Votuporanga, Profa. Ma. Rosana Aparecida Benetoli Duran, ser voluntário em uma ação como essa é primordial para a mudança desse triste quadro no Brasil. “As chances de encontrar uma medula compatível são raras. A falta de conhecimento sobre o assunto e o medo da população, dificultam ainda mais esse processo. Por isso, a importância da conscientização”, ressaltou.
Para saber mais sobre o projeto acesse: www.sejaumheroi.com.br