O vereador Edilson Pereira Batista (PDT) participou, na semana passada, de uma audiência com o secretário estadual de educação, Herman Voorwald, para conhecer de perto o projeto de reorganização do ensino público de São Paulo. De acordo com ele, a mudança em Votuporanga é muito pequena, se comparada aos outros municípios, e quem vai mais ganhar são os alunos.
“A cidade já sofreu o que tinha que sofrer em 2008, com a municipalização das escolas. Então, os problemas que passamos há 7 anos, as outras cidades vão passar agora, e nós não”, disse o vereador.
Segundo Edilson, o único erro cometido foi o não envolvimento dos principais interessados nessa mudança. “Esse processo, segundo o secretário do estado, vai acontecer em breve, ou seja, pais, alunos, diretos e professores vão estar a par de toda as informações necessárias a respeito da reorganização das escolas”, disse.
O vereador destacou que quem mais vai ganhar com toda a mudança são os próprios alunos. “É importante ressaltar que os alunos que estão na escola agora vão continuar lá, ou seja, a reestruturação vale apenas para estudantes que vão entrar em determinada instituição pública”. Ainda segundo ele, apenas duas escolas sofrerão alterações ano que vem. “A Manoel Lobo receberá alunos apenas do ensino médio e a Juraci apenas do ensino fundamental”, finalizou.
A audiência foi agendada pelo deputado estadual Carlão Pignatari, que também esteve presente no encontro. O vereador também disse que em breve todas as informações necessárias serão repassadas para os diretores, professores, pais e alunos, por meio do dirigente regional de ensino, José Duran Netto.
A proposta da Secretaria de Educação do Sstado de São Paulo com a reorganização é de uma escola mais preparada para as demandas de cada etapa escolar e atenta à nova realidade de cada faixa etária. O processo pretende ampliar o número de escolas com um único ciclo, o que favorece a gestão das unidades e possibilita a adoção de estratégias pedagógicas focadas na idade e fase de aprendizado dos alunos.