Leidiane Sabino
A Câmara Municipal de Votuporanga realiza a sua sessão ordinária na terça-feira, dia 3 de novembro, devido ao feriado de amanhã. A reunião acontece a partir das 18h. Entre as propostas em avaliação pelos vereadores está o projeto de lei número 98/2015, que estabelece regras de preservação do Patrimônio Histórico e Cultural do Município e cria o Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arquitetônico, Cultural, Turístico e Natural, o COMDEPHAACT.
A proposta é de autoria do Poder Executivo e via a preservação do patrimônio histórico e cultural do município de Votuporanga, sendo ele constituído pela paisagem natural característica, por bens móveis e imóveis, de natureza material ou imaterial tombados, existentes em seu território e cuja preservação seja de interesse público. Fica de responsabilidade do município o tombamento dos bens que constituem o seu patrimônio cultural, segundo os procedimentos e regulamentos da lei.
Nome de rua
De autoria do vereador Jurandir Benedito da Silva (Jura), o projeto de lei número 160/2015 dá o nome de Francisco Mariano dos Santos à rua Projetada 10, no loteamento Belo Horizonte II.
Francisco Mariano dos Santos atuou no plantio do café e retiro em uma propriedade rurual de Votuporanga. O café produzido era entregue e depositado nos galpões do antigo IBC (Instituto Brasileiro do Café), no bairro da Estação, enviados ao Porto de Santos. Sua propriedade, também servia como parada de boiadas e descanso aos tropeiros que passavam por Votuporanga rumo aos Estados de Goiás, Minas Gerais e Mato Grosso, onde serviam refeições e pouso.
Foi um dos sócios contribuintes do IBC sendo um dos idealizadores do Sindicato Rural de Votuporanga. Na gestão do prefeito Hernani de Matos Nabuco, aconteceu a desapropriação das terras para construção do Colégio Agrícola Frei Arnaldo Maria de Itaporanga (Colégio Agrícola), que hoje abriga um dos campos da Unifev (Cidade Universitária).
Francisco faleceu aos 58 anos de idade, no dia 2 de maio de 1971.