A pasta explicou que a doença, de um modo geral, é contraída pelas vias respiratórias, ou seja, ao falar, tossir ou espirrar.
Secretaria Municipal da Saúde; mais um caso de H1N1 foi confirmado na cidade (Foto: Prefeitura de Votuporanga)
Daniel Castro
daniel@acidadevotuporanga.com.br
Mais um caso da influenza A H1N1 foi registrado em Votuporanga de acordo com a Secretaria Municipal da Saúde. A pasta, por meio da Vigilância Epidemiológica registrou o quinto caso do vírus influenza A H1N1 no município.
Segundo a Secretaria, uma criança de cinco anos, foi diagnosticada com a doença. A criança passou por tratamento contra a Influenza, já recebeu alta hospitalar e passa bem.
A pasta explicou que a doença, de um modo geral, é contraída pelas vias respiratórias, ou seja, ao falar, tossir ou espirrar. A Secretaria afirma que continua vacinando as pessoas que fazem parte dos grupos prioritários e orientando quanto às medidas preventivas como lavagem das mãos, uso de álcool em gel, não compartilhar objetos de uso pessoal, evitar ambientes fechados e aglomerados.
O vírus H1N1, como outros vírus da influenza podem levar a complicações como: internações hospitalares, pneumonia e óbito, tais complicações se dão principalmente em pessoas que fazem parte dos grupos de risco como: gestantes, crianças, puérperas, trabalhadores da saúde, idosos, portadores de doenças crônicas, população indígena e população privada de liberdade.
Sarampo no país
Até o dia 1º de outubro, 1.935 casos de sarampo foram confirmados no Brasil – sendo 1.525 no Amazonas e 330 em Roraima. O Amazonas contabiliza ainda 7.873 casos em investigação e Roraima, 101. Casos isolados foram registrados em São Paulo (3), no Rio de Janeiro (18), Rio Grande do Sul (33), em Rondônia (3), Pernambuco (4), no Pará (14), Distrito Federal (1) e em Sergipe (4).
Dez mortes por sarampo foram confirmadas, sendo quatro em Roraima (3 estrangeiros e 1 brasileiro), quatro no Amazonas (todos brasileiros, sendo 2 em Manaus e 2 no município de Autazes) e dois no Pará (indígena e venezuelano).