Na cirurgia, o robô é manipulado por um cirurgião por meio de um joystick, onde controla os braços do equipamento.
Cirurgia robótica foi realizada em Rio Preto — Foto: Guto Sonemberg/Divulgação
Um hospital de São José do Rio Preto (SP) fez uma cirurgia robótica em um paciente de 78 anos, diagnosticado com câncer de próstata. A cirurgia realizada nesta quarta-feira (16), segundo o hospital Beneficência Portuguesa, foi a primeira na região de Rio Preto.
O procedimento foi uma prostatectomia e demorou mais de três horas, começando às 19h30 e terminando 22h40.
Segundo o hospital, a cirurgia contou com uma equipe multiprofissional de nove pessoas, formada por médicos, anestesistas e a equipe de enfermagem.
Durante o procedimento cirúrgico, o médico não tem atuação direta com o paciente. O robô é manipulado pelo cirurgião por meio de um joystick, onde controla os braços do equipamento.
O sistema reproduz os movimentos do médico para as pinças do robô, que se tornam mais precisos e atingem posições difíceis de se reproduzir pelo punho humano.
Segundo o hospital, a vantagem de uma cirurgia robótica está principalmente na atuação mais precisa e segura do cirurgião, com segurança no manuseio dos instrumentais, além de melhor movimento durante o procedimento. Já para o paciente oferece menor risco de infecção, reduz perda de sangue e o tempo de cirurgia.
O equipamento maximiza as taxas de cura, reduz o sangramento e minimiza consideravelmente as sequelas como incontinência urinária e impotência sexual, explica o hospital.