Nossa Votuporanga tem, na verdade, algumas características especiais que a tornam cidade referência entre as centenas do nosso Estado. O povo amigo e hospitaleiro é uma dessas virtudes, fácil de ser notada quando pessoas que passam a ter aqui os seus domicílios fazem elogios com relação ao modo de viver dos votuporanguenses.
Mas nosso assunto hoje tem como foco a área de eventos festivos. E é nessa área que nossa terra dá exemplos. Temos o Carnavotu, a feijoada do Zappa e o mais antigo dos três: a Noite Italiana, que agora, no dia 31 de julho, realiza o décimo terceiro evento.
O Carnavotu, realizado em recinto fechado e descoberto, tem como público alvo os jovens e os amantes do carnaval, que chegam à cidade aos milhares, vindos dos locais mais distantes do Brasil. A Feijoada do Zappa firma-se a cada ano como festa referência na região e que já marcou seu lugar em termos de organização e arte de bem servir. A Noite Italiana, a mais antiga delas, que alcança outro segmento, faz o gênero do tipo festa de família, como reza a bela tradição do povo itálico. E é dessa italianada que vamos falar.
Pois bem. O intuito da Associação Italiana de Votuporanga, entidade que não visa lucros, é manter vivo na memória de nosso povo um pouco daquilo que representou a imigração italiana para o Brasil. Existem dados oficiais informando que cerca de 1,5 milhão de italianos escolheram o Brasil como segunda pátria. Essa imigração foi tão significante que chegou a ser registrada, a partir de 1870, a entrada de mais pessoas de nacionalidade italiana (34% do total) que as de origem portuguesa (28%), enquanto que todas as outras nacionalidades (espanhóis, japoneses, alemães, sírios, ingleses, etc.) somaram os 38% restantes. E como decorrência disso surgiram influências na cultura, nos costumes, na linguagem e na culinária. Seria óbvio explicar a origem da lasanha, do nhoque, do espaguete, da mussarela, do tagliarini, do ravióli, do panetone, do salame e a da pizza, só para falarmos nos pratos mais famosos.
E para relembrar, celebrar e manter viva essa contribuição do povo italiano em nossa formação, a nossa colônia avisa que no próximo sábado vai rolar a festa. Para este ano foram importadas cerca de 1.000 (mil) garrafas de vinhos tinto (Valpolicella) e branco (Lambrusco), de uma safra privilegiada. Tivemos a sorte e o prazer de degustar e aprovar as qualidades desses vinhos na semana passada, os quais, tenho certeza, darão um toque refinado à festa.
A banda "GENIUS", contratada desde o ano passado, dispensa comentários. É um show digno de ser visto. Só o prazer de vê-la, ouvi-la e dançar envolvido por sua musicalidade já vale o ingresso. Especializou-se em eventos italianos, como faz questão de divulgar em seu site. A cerveja branquinha, com o toque do mestre Cezar (leia-se Cezar Festas) também é de dar água na boca. O cardápio, neste ano escolhido com o maior capricho, aliado à bela decoração do salão do Assary, aumenta a qualidade do evento.
Mas o que mais impressiona é a alegria dos participantes, munidos dos inseparáveis pandeiros. Logo na entrada do salão o indivíduo toma um choque ao ver o grupo de casais, devidamente trajados, fazendo a recepção calorosa. É comum ver cidadãos relativamente tímidos no dia a dia, transformarem-se radicalmente, deixando de lado todo o acanhamento e entrando na fila do trenzinho italiano, que corre pelo salão arrastando os convidados, sempre ao som das tarantelas.
Pois é, amigos leitores. Tudo isso acontecerá no próximo sábado. Fica o convite aos que não conhecem o que é essa festa. Talvez vocês ainda consigam alguns lugares, pois há sempre os que por alguma razão acabam impedidos de comparecer. Venham conosco para conhecer uma alegria contaminante e sadia. Entrem no embalo dessa festa, pois a animação e o astral contagiante far-lhe-ão muito bem. Quem não for perderá uma oportunidade de viver momentos alegres e felizes. Aos que comparecerem tenho a certeza que sentir-se-ão recompensados. "Come mostrato dalla rete Globo nel suo romanzo, è la passione e la gioia della razza italiana nella sala del Assary Sabato prossimo". E até sábado.
Antonio Carlos Mainardi é membro da Associação Italiana de Votuporanga - acmainardi@yahoo.com.br