Sim, e por que não? Tudo deve ser gerenciado com precisão. O que consiste em gerenciar a propriedade como um fator importante e essencial para a produtividade e rentabilidade.
Na produção animal deve ser considerada a aptidão da raça, assim como as condições necessárias para expressão de seu potencial, como alimentação, manejo e sanidade.
O planejamento da propriedade agrícola também deve levar em consideração, entre outros fatores, aptidão das terras e sua sustentabilidade. A sustentabilidade envolve fatores econômicos, sociais e ambientais.
É bom recordar que isso não acontece da noite para o dia... É preciso ter um planejamento em longo prazo e ir investindo aos poucos até chegar a um ponto ótimo de maximização dos recursos e minimização de custos, chegando assim a um ponto de equilíbrio e de melhor rentabilidade.
O mesmo deve ser feito com recursos humanos... Incentivar funcionários ou membros da família para o gerenciamento. Mostrar que o dia a dia na propriedade rural pode ser mais que um simples dia de trabalho, mas rico em observações e experiência para o futuro. E esse futuro deve ser sonhado, planejado com muito cuidado e experiência e finalmente realizado com metas concretas e de alcance dos produtores rurais, ou melhor, empresários rurais.
Tudo que comemos vem da empresa rural, todo alimento vem da terra... Tudo é cultivado e produzido pelo homem. Temos inteligência e tecnologia à nossa porta, basta ser um bom gerenciador para se tornar um ótimo empreendedor.
Adelina Azevedo Botelho - Pesquisadora Científica: Economia do Desenvolvimento Regional Polo Regional do Noroeste Paulista/APTA