Fala-se muito na qualidade no serviço público, mas pouco se tem observado nos feitos em questão de atendimentos ao cidadão. Sei que o servidor atende o cidadão com atenção, respeito e cortesia, e tal conduta deve ser vista com prioridade. Mas toda vez que acontece alguma coisa de errado, a culpa fica sempre com o servidor, que não agiliza os atendimentos e sobrecarrega a qualidade dos serviços.
São demandas pequenas, porém importante para aquele que se dirigir a um órgão público, que deseja um serviço prestado, alguns esclarecimento sobre problemas de seu interesse. Certamente o servidor público precisa ser valorizado e esta valorização passa acima de tudo, por uma questão também salarial. Existe também a falta de pessoal, mas que não pode acontecer e o servidor usar como desculpa o seu baixo salário e a falta de pessoal, vindo assim negligenciar suas atividades, tratando o contribuinte como se fosse um inimigo.
Mas, infelizmente o funcionário público trabalha corretamente, e às vezes acima de suas obrigações, para acelerar e atender ao infinito fluxo de serviços, uma vez que têm que estar atento a diversos atendimentos ao mesmo tempo, tornando-se uma loucura as suas atividades dentro de uma repartição pública. Também a burocracia e as leis ultrapassadas geram um processo de atraso para o desenvolvimento das pessoas e do País. Entretanto se o Estado não faz a sua parte para melhorar o atendimento simplificando a burocracia e estudando novas formas para eliminar papeladas, filas e tanta perda de tempo, não podemos sempre colocar a culpa no servidor.
Certamente o funcionalismo deveria ser constantemente avaliado, a fim de verificar se o cidadão está ou não recebendo um serviço de qualidade. Quando se comete alguma falta de profissionalismo, este servidor deveria ser imediatamente remanejado em outro setor onde seria mais bem aproveitado. Além do que a qualidade no serviço público passa também pelas condições de conforto em suas dependências, o tempo de espera para atendimento, os prazos para o cumprimento do serviço, os quais formam um elenco a ser observado pelo órgão público, objetivando a melhoria ao atendimento. Quando você cidadão procura os serviços de uma agência de correios, encontramos funcionários altamente qualificados em suas funções, que desempenha as suas atividades acima de suas obrigações, a todo este pessoal só temos agradecimentos. Quanto as suas reivindicações deve ter apoio de toda camada da sociedade Brasileira. Acima de tudo o Estado tem um cliente é o cidadão- contribuinte, que deve ser tratado com respeito e dignidade, como também os funcionários dos correios não devem ter prejuízos materiais e danos morais. Podem até ser que não aceitem as minhas idéias, mas certamente, a melhor política administrativa é a que constrói o bem. Sei que nisso estamos todos de acordo. ¨Por vezes sentimos que aquilo que fazemos não é senão uma gota de água no mar. Mas o mar seria menor se lhe faltasse uma gota¨. Madre Teresa de Calcutá-
*Horácio Delalibera- horaciodelalibera@bol.com.br