A população em geral não vê a polícia com bons olhos, muito provavelmente pela herança deixada pela ditadura militar. Ocorre que a sociedade vive marginalizando o policial, porém depende dele e muito.
A igreja não permite o controle de natalidade. Muitos pais não dão uma boa educação, o estado não fornece uma escola decente, e sobra para a polícia cuidar dos marginais que são criados todos os dias.
Ninguém chama um policial para um churrasco, entretanto quando sai uma confusão, eles são chamados para resolver. Está na hora de criarmos uma relação pacífica com os mesmos. É certo que existem muitos oficiais que colocam uma farda e se acham os donos do pedaço, porém idiotas existem em qualquer profissão. Existem muitos profissionais dignos de respeito.
Vendo o triste acontecimento no Rio de Janeiro, com a queda de três edifícios, fiquei imaginando o que move um bombeiro, a virar a noite removendo escombros, correndo risco de morte, para tentar salvar alguém que ele nem conhece. É uma missão espetacular. Não sei qual é o método de motivação usado na polícia militar, pois os cariocas recebem o menor salário do Brasil, pago para um policial. Não faz muito tempo, houve uma greve dos bombeiros, que foi contida com espetáculos horrendos de repressão do governo do estado.
Não existe nada mais deprimente e revoltante, em ver um policial fazendo bico de segurança, ao invés de estar descansando, para aumentar um pouquinho sua renda familiar. Aqui mesmo em Votuporanga, o Corpo de Bombeiros solicitou a população, uma ajuda para a corporação.
Deveríamos parar pra pensar o quanto é penoso, um homem mergulhar em águas profundas, para retirar um corpo de um bêbado que resolveu fazer gracinhas, ou então estancar as pressas sangramentos de idiotas que acham que moto foi feita para andar com uma roda só.
Quando era pequeno, gostava de brincar de polícia e ladrão. Todavia quando atirávamos, ninguém morria. Um policial de verdade tem que colocar seu pescoço a prêmio, e trocar tiros com bandidos, e se tiver sorte, voltar pra casa para rever seus filhos mais uma vez.
Infelizmente, a impressão que tenho sendo cidadão e leigo no assunto, é de que a Política de Segurança Pública do Brasil busca a espetacularização e a definição de ações a fim de maximizar os ganhos eleitorais a curto prazo e privilegiar o cidadão das áreas mais abastadas. Não vejo a valorização do policial, o investimento em sua conduta e políticas de combate ao crime baseadas na inteligência como fatores a serem considerados nas formulações de políticas.
A pirotecnia está em primeiro lugar.
*Antônio Lima Braga Júnior
toninho.braga@hotmail.com
Votuporanga - SP