*Eng. Jesus Silva Melo
A ocupação da região que hoje conforma todo o território de Votuporanga se deu através da combinação da colonização cafeeira, construída a partir de pequenas propriedades, da expansão da rede ferroviária (Araraquarense) e da expansão do mercado imobiliário para todo o Noroeste Paulista, no final da década de 1930. O mercado imobiliário, da época, passou a oferecer propriedades de dimensões adequadas a todos os interessados, nesta promissora região, resultante do parcelamento de grande glebas de terra virgem. Esta expansão do mercado imobiliário teve, naturalmente, uma grande procura, não somente pelos grandes proprietários de terras das regiões de Campinas e Ribeirão Preto, que atravessavam uma difícil situação econômica/financeira na época, como, também, por todos aqueles que viam nesta região uma oportunidade de progresso em todos os sentidos.
Vieram para cá, então, os nosso pioneiros. Incialmente contaram com a Estrada de Ferro Araraquara, que aqui ficou parada muitos anos e, portanto, nossa cidade era ponto obrigatório de parada para aqueles que se dirigiam a outros locais de nossa região. Veio depois, a rodovia, Euclides Cunha, primeiramente em leito de terra e depois, com asfalto, colocando-nos em posição mais confortável no campo da comunicação.
Tudo isto foi resultado de muitos trabalhos e do espírito pioneiro de muitos que habitavam, ou habitam, esse rincão do Estado de São Paulo. A grande virada que tivemos foi a de sermos escolhidos para abrigar a usina termoelétrica, que gerou a partir de nossa cidade, energia elétrica para todo o noroeste paulista. Esse fato foi também o precursor e porque não dizer, o fator essencial, para que fosse instalada aqui em Votuporanga , a regional da CESP. Estes fatos que enobrecem nossos políticos da época, foram, também, sucessivamente seguidos por outros, políticos e pioneiros, responsáveis por empreendimentos que nos enchem de orgulho.
Tivemos a felicidade de contar, entre nossos habitantes, verdadeiros capitães de indústria que deram o ponta pé inicial, para a nossa industrialização, e, também, homens do comércio e de cidadãos dedicados que construíram clubes e entidades que até hoje permanecem nos quatro cantos de nossa cidade.
Poderíamos citar ainda grandes conquistas políticas e sociais que beneficiaram nossa cidade, não esquecendo do pioneirismo da implantação de planejamento municipal, pela adoção de um dos primeiros planos diretores do país, como, também, pela municipalização do sistema de Saneamento, através da autarquia municipal: SAEV.
Queremos progredir mais e para isto contamos com nossos representantes, que hoje, lutam, baseados nos exemplos que tiveram, para uma Votuporanga cada vez melhor. Precisamos mais.
*Jesus Silva Melo é engenheiro