O grupo votuporanguense foi recebido por Guillo, pelo chefe de gabinete, Horácio Figueiredo Junior
O gestor de Meio Ambiente da Saev Ambiental, Gustavo Gallo, e a bióloga da autarquia, Tatiane Alves, estiveram em Brasília na última semana. Eles participaram de uma audiência que foi solicitada pelo vereador Jura ao diretor presidente da Agência Nacional das Águas (ANA), Vicente Andreu Guillo, quando apresentaram o pré-projeto visando à ampliação da área de execução do projeto “Olhos d’Água”.
O grupo votuporanguense foi recebido por Guillo, pelo chefe de gabinete, Horácio Figueiredo Junior e pelo gerente de uso sustentável da Água e Solo, Devanir Garcia dos Santos.
O documento entregue aos representantes da ANA tem como objetivo complementar os serviços de recuperação ambiental da Microbacia do Córrego Marinheirinho, promovendo a reversão total de intenso processo de degradação de área importantíssima para o manancial de abastecimento público municipal, especialmente no que diz respeito a melhoria da qualidade e quantidade de água disponível para toda a população do município. A reunião também contemplou o alinhamento destes projetos de toda a Microbacia ao princípio provedor-recebedor adotado na gestão de recursos hídricos do PSA-Produtor de Água, além de melhoria da biodiversidade local e da agricultura.
Entre as ações a serem realizadas no pré-projeto estão: plantio de mudas nativas e cercamento em área de preservação permanente (APP) de nascentes e córregos, conservação de solo e educação ambiental com proprietários rurais do Córrego Marinheirinho.
Segundo Gustavo Gallo, esta complementação do projeto de restauração ambiental da microbacia mostra como a administração Junior Marão está em consonância com os problemas e anseios dos produtores rurais. “Antes desta reunião na ANA fomos procurados pela Associação de Produtores Rurais do Marinheirinho preocupada com a área remanescente que não tinha sido contemplada com projetos deste tipo. O pleito aqui em questão vem completar esta lacuna”, destacou.
O vereador Jura ressalta a importância do projeto que além da recuperação ambiental da microbacia trabalha a cidadania dos produtores rurais desta área e os torna peça fundamental na qualidade de vida da população votuporanguense.