A Comunidade realiza o chamado “abrigamento institucional” de homens com idade entre 18 anos a 59 anos e 11 meses
Horta da Comunidade Irmãos de Emaús (Foto: Irmãos de Emaús)
Daniel Marques
daniel@acidadevotuporanga.com.br
Localizada na zona Norte da cidade, a Comunidade Assistencial Irmãos de Emaús realiza um importante trabalho em Votuporanga, que é acolher e cuidar de pessoas em situação de rua. No dia 22 de abril deste ano, portanto terça-feira, a instituição comemora 28 anos de relevantes serviços prestados no município.
A Comunidade realiza o chamado “abrigamento institucional” de homens com idade entre 18 anos a 59 anos e 11 meses. Eles podem permanecer por tempo indeterminado, ou tempo de necessidade do usuário, com direito a dormitório, até quatro refeições/dia, roupa limpa e atendimento de saúde no posto do bairro e Mini Hospital.
Os atendidos recebem material de limpeza e higiene pessoal. Depois de 60 dias, a instituição auxilia na confecção de currículo, e também ajuda no processo de retorno da pessoa ao mercado de trabalho.
Dependendo na necessidade, a Comunidade encaminha a pessoa para o Caps AD (Centros de Atenção Psicossocial – Álcool e Drogas) para avaliação e acompanhamento.
A Comunidade auxilia em praticamente qualquer necessidade que a pessoa atendida tiver, como a regularização de documentos pessoais, vacinação, processos judiciais, entre outras necessidades.
Já a Casa de Passagem da Comunidade Assistencial Irmãos de Emaús atende pessoas (homens, mulheres e famílias) que estejam de passagem pela cidade e necessitam de serviços básicos: pernoite, alimentação, roupa limpa, kit de higiene pessoal. Se for o caso, a entidade fornece passagem para os municípios atendidos pela empresa Itamaraty. Quando necessário, o atendido pode ser encaminhamento para atendimento médico.
Como forma de terapia para as pessoas atendidas, a Comunidade tem uma atividade de laborterapia: a horticultura. Ela é desenvolvida na capacidade de cada usuário interno. Os alimentos servem como parte de alimentação e o excedente é comercializado, cuja a renda é aplicada na própria obra social.
As portas da Comunidade Assistencial Irmãos de Emaús, que pode atender até 44 pessoas simultaneamente, estão abertas para quem quiser conhecer o trabalho e também ajudar de alguma forma. A entidade fica na rua José Messias da Silva, 1.880, no bairro Jardim Nossa Senhora Aparecida, na zona Norte de Votuporanga.