Além dos 15 food trucks que vão estacionar no Parque da Cultura, ‘evento’ vai contar com brinquedos infláveis e show da banda Zequinha de Abreu
Quem gosta da gastronomia de food trucks pode passar no Parque da Cultura neste sábado (13), a partir das 15h, para curtir a 1ª edição do Food Parque (Foto: A Cidade)
Pedro Spadoni
pedro@acidadevotuporanga.com.br
Quem gosta da gastronomia de food trucks, diversão e show ao vivo pode passar no Parque da Cultura neste sábado (13), a partir das 15h, para curtir a primeira edição do Food Parque. Além dos 15 trailers que vão estacionar por lá, o “evento” vai contar com brinquedos infláveis para crianças e apresentação da banda Zequinha de Abreu, prevista para começar às 18h.
Os trailers ficarão estacionados ao redor do deck do parque, na avenida Ângelo Bimbato. O trecho de aproximadamente 250 metros, entre a avenida José Marão Filho e a rua Tereza Poloni Padovez, vai ficar interditado durante as oito horas de evento, que deve se estender até as 23h.
O presidente da Associação dos Feirantes, Sidnei Flavio Giolo, explicou, em entrevista ao jornal
A Cidade, que entre os pratos variados servidos pelos food trucks na ocasião estarão pasteis, salgados, lanches, bebidas (não alcoólicas), crepes, açaí e churrasco (grego).
“O Parque da Cultura é bem amplo, arejado, bem agradável e tem banheiros. Vamos ficar ali na proximidade do deck de madeira, onde vamos estacionar os food trucks e no meio serão montadas as mesas e cadeiras”, disse Giolo.
A ideia, por ora, é realizar o Food Parque no segundo sábado de cada mês, conforme explicou a secretária de Cultura e Turismo, Janaina Silva. Tanto a edição de amanhã quanto as próximas serão gratuitas e abertas ao público.
Estrutura
O Food Parque é diferente de uma feira comum, que tem barracas e trailers. Isso porque, como o próprio já entrega, trata-se de um evento exclusivo para food trucks. Para tirar o projeto do papel, foi preciso realizar reuniões com membros de diversos setores e Pastas da Prefeitura, além da Associação dos Feirantes, segundo Janaina.
“A gente teve que envolver o pessoal da fiscalização da Prefeitura e da Secretaria Municipal de Obras, para ver a questão da eletricidade, testar os padrões que temos no parque, dividir os trailers de acordo com a potência energética que cada um consome e a parte de fiscalização, porque para o trailer vir para o parque precisa estar com a inscrição municipal em dia e as documentações todas regularizadas”, explicou a secretária de Cultura e Turismo.
Janaina também disse que o planejamento em relação ao formato do evento – limite de food trucks, número de banheiros etc – vai ser desenhado conforme as edições forem acontecendo.
“Vai ser um processo que vamos construir juntos, como conversei com o pessoal na reunião que fizemos com o Sidnei, que é o presidente da Associação dos Feirantes. E temos uma expectativa muito boa de que dê certo”, contou a secretária.
A equipe de fiscalização da Prefeitura também vai ficar responsável pela orientação ao cumprimento das regras sanitárias da pandemia, que são o uso obrigatório de máscara (exceto na hora de comer) e respeito ao distanciamento social. Já a organização do evento vai oferecer álcool em gel no local.
Retomada
A realização da primeira edição do Food Parque marca o começo da retomada cultural de Votuporanga, de acordo com a secretária municipal de Cultura e Turismo.
Ela também disse à reportagem que o objetivo do “evento” é valorizar a gastronomia local – já que todos os trailers são do município – e fortalecer um ponto turístico que já é consagrado em Votuporanga.
“O Parque da Cultura é, hoje em dia, um dos principais atrativos turísticos da nossa cidade, então o Food Parque vem para ajudar nesse fortalecimento e deixar mais atrativo. Aqui tem espaço e Votuporanga tem uma gastronomia super diversificada, então o pessoal vai começar com esses 15 trailers e, à medida que a gente for vendo que o projeto está dando certo, a gente tem condição de ampliar esse número, atender todo mundo com mais qualidade”, explicou Janaina.