'Edição Fênix' do Votu Otaku Fest atraiu interessados de Rio Preto, Jales, Araçatuba e até da região de Presidente Prudente
Essa edição vai ser gratuita e, além de celebrar os seis anos do evento, vai marcar seu ‘renascimento’, após quase dois anos paralisado (Imagem: Divulgação)
Pedro Spadoni
pedro@acidadevotuporanga.com.br
A fênix é um pássaro da mitologia grega que, quando morria, entrava em autocombustão para, depois, ressurgir das próprias cinzas. Não por acaso, a organização do Votu Otaku Fest nomeou sua edição de seis anos em homenagem à criatura mitológica. Isso porque eles encaram a edição deste ano, que acontece neste domingo (14), como um renascimento, após quase dois anos paralisados, por conta da pandemia.
Essa edição vai ser gratuita e realizada onde o evento “nasceu”: na Concha Acústica, que fica no Centro de Votuporanga, das 10h às 18h. “A gente chamou essa edição de fênix porque onde a gente nasceu vai ser onde vamos recomeçar”, explicou Daniel Alves de Mello, fundador do evento, que conta com o apoio do
Grupo Cidade de Comunicação.
Além da expectativa alta da organização, que estima que entre 300 e 500 pessoas passem por lá ao longo do dia, o fundador disse ao jornal
A Cidade que quatro caravanas de cidades da região já foram confirmadas.
“Vai ter uma caravana de Jales, uma de Rio Preto, uma de perto de Presidente Prudente e Araçatuba, por enquanto [até a tarde de ontem]. Vem pessoas de Fernandópolis, Araçatuba, Pontes Gestal, Nhandeara, enfim, da região toda”, informou o fundador, que também está envolvido na organização da edição deste ano. No caso de Jales e Rio Preto, ele disse que as caravanas serão ônibus de aproximadamente 40 lugares.
Além de Daniel de Mello, a reportagem conversou com João Teixeira, que também está envolvido na organização do Votu Otaku Fest e é apresentador do evento desde a sua primeira edição. Eles comentaram sobre a programação, suas expectativas e os destaques da edição do ano que vem.
Programação
A abertura do evento acontece das 10h às 11h. Depois, vem o “quiz do João”, até as 11h30, em que o apresentador vai testar os conhecimentos do pessoal sobre cultura pop e geek.
A próxima atração será uma apresentação de kung-fu, realizada pela escola Punhos Unidos, das 11h30 ao meio-dia. Quem vai passar pelo palco depois serão os grupos de K-pop, do meio-dia às 13h30.
Em seguida, vai acontecer um concurso de cosplay (quando pessoas se vestem de personagens), das 13h30 às 15h. Só que os ganhadores serão anunciados apenas às 16h30, após a palestra do dublador Bruno Carnevale, que já interpretou personagens de séries conhecidas, como o Peter, de Bojack Horseman; Baron, em Raio Negro; e Stefan, em Peaky Blinders. A palestra e bate-papo com o dublador vai acontecer das 15h até as 16h30.
“A gente está com uma expectativa bem grande e voltando com tudo. Queremos que lote. Vou fazer algumas brincadeiras com todo mundo lá em cima do palco. Vai ter bastante coisa legal”, disse João Teixeira.
Além das atrações que vão passar pelo palco da Concha Acústica, o evento vai contar com um campeonato de duelo de cartas do desenho Yu-Gi-Oh! e quase dez lojinhas de produtos geek, como, por exemplo, camisetas estampadas, chaveiros, bottoms e action figures - que são bonecos detalhados de personagens – e doces importados (com destaque para os sapinhos de chocolate e “feijões de todos os sabores” do universo de Harry Potter).
Para 2022
O fundador do Votu Otaku Fest adiantou à reportagem que a próxima edição será realizada em maio do ano que vem, quando o evento vai voltar a ser pago e organizado no Assary Clube de Campo.
Daniel de Mello também informou que serão dois dias de evento – sábado e domingo – e os destaques serão três palestras, ministradas por: Angélica Santos (que dubla o Cebolinha no desenho Turma da Mônica), Fábio Lucindo (conhecido por dublar o Ash, de Pokémon) e Eduardo Miranda (já foi diretor da TV Manchete e é considerado “o pai dos animes” no Brasil).