Vigilância Ambiental intensificou busca ativa noturna dos animais em áreas residenciais próximas às matas para evitar mais acidentes
Número de acidentes com escorpiões seguem em alta e o município já registrou 672 notificações de acidentes (Foto: Arquivo pessoal)
Franclin Duarte
franclin@acidadevotuporanga.com.br
O número de acidentes envolvendo escorpiões em Votuporanga não para de crescer. Conforme dados da Vigilância Ambiental, da Secretaria da Saúde, até o momento foram registradas 672 notificações de acidentes com o animal peçonhento, mais de 300 delas só nos últimos três meses.
Em busca de combater a proliferação de escorpiões, a Vigilância Ambiental intensificou a busca ativa noturna dos animais em áreas residenciais próximas às matas e também próximo de locais onde foram registradas notificações e acidentes. O trabalho é realizado três vezes por semana, das 18h às 20h. Para a realização do serviço são utilizadas lanterna de luz negra, pinça e caixa receptora.
Durante a visita, os agentes orientam os moradores sobre o manejo ambiental, dentre eles, não acumular matéria orgânica (folhas, frutos e fezes de animais) e entulhos (telhas, tijolos, madeiras e restos de construção) nos quintais e terrenos, além de rebocar os muros, tapar os ralos principalmente durante a noite e verificar roupas, sapatos, móveis e utensílios de cama, mesa e banho antes de utilizá-los.
Ao verificar os imóveis, se os agentes encontrarem algum escorpião, são recolhidos e encaminhados para análise de espécie realizada pela Sucen (Superintendência Controle de Endemias). Além desta ação, a Vigilância Ambiental realiza ações de prevenção por meio dos agentes de saúde e de endemias nas escolas e diversas instituições, o preparo dos serviços de saúde para atendimento em casos de acidentes com escorpiões e o encaminhamento dos pacientes para o hospital de referência visando efetividade do tratamento.
Caso um morador encontre algum escorpião na residência ou local de trabalho, é necessário fazer contato telefônico também com a Vigilância Ambiental por meio do 0800 770 9786. A notificação é importante, mesmo que não ocorra acidentes, já que, quando notificado, o órgão tem condições de atender a cada um desses casos, por meio de orientações e visitas, se necessário.
Em situações de picada, a pessoa deverá lavar o local com água e sabão, sem torniquete, dirigindo-se imediatamente à UPA (Unidade de Pronto Atendimento) ou ao Mini-Hospital “Fortunata Germano Pozzobon”, na zona Norte.
Bairros
De acordo com a Prefeitura, o Pozzobon encabeça o “ranking” de bairros com maior incidência de ataques de escorpiões. Em seguida, vem o Estação, Conjunto Habitacional Vereador José Nunes Pereira (Votuporanga I), Vila América e Cohab Chris.