Com duplicação, via se tornou um dos principais corredores do Estado de São Paulo e promoveu o desenvolvimento das cidades do noroeste paulista
Mesmo sem ter pedágio, a Euclides da Cunha superou grandes rodovias brasileiras e foi eleita a melhor do país pela CNT (Foto: A Cidade)
Da redação
Em 26 de junho de 2011 o então governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), veio a Votuporanga para a cerimônia de lançamento e início da duplicação da Rodovia Euclides da Cunha, a SP-320. Essa data ficou marcada na história do desenvolvimento da região, porém, a trajetória até lá remete a um sonho e muito trabalho político nos bastidores para mudar a realidade da pista, que já estava sendo apelidada de “estrada da morte”.
Quem vivenciou de perto essa batalha hoje celebra a notícia de que a Euclides da Cunha foi eleita a melhor rodovia do país em 2021, de acordo com ranking da CNT (Confederação Nacional do Transporte) e do Sest/Senat.
O estudo colocou a SP-320 como a única via pública entre as dez melhores do Brasil. As outras nove melhores colocadas no ranking são administradas pela iniciativa privada. Ou seja, sem pedágio, a rodovia que corta a região, desde Mirassol até Rubineia, superou todas as demais, como é o caso da Bandeirantes (trecho de Cordeirópolis a São Paulo), uma das mais conhecidas e mais movimentadas do país. Ela ficou em segundo lugar no ranking.
Graças a duplicação, a Euclides da Cunha tem grande relevância ao PIB nacional, por fazer parte de um grande corredor logístico, ligando São Paulo ao Mato Grosso do Sul e região Centro-Oeste. Ela atravessa 17 municípios a partir de Mirassol até a Ponte Rodoferroviária.
A pista tem tráfego de veículos leves e também transporta principalmente grãos, adubos e insumos para a agricultura. Desde a sua duplicação, contou com contratos de conservação para mantê-la em boas condições de trafegabilidade.
O presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, deputado Carlão Pignatari (PSDB), comemorou a conquista. Ele foi um dos principais responsáveis pelos investimentos do governo estadual na via, que resultaram na duplicação total, novos trevos de acesso e viadutos, melhorias na qualidade do asfalto e manutenção constante.
“Essa pesquisa vem confirmar nossa luta pela duplicação da SP-320 e todas essas melhorias, como o novo asfalto e os novos trevos que aumentaram a segurança e interromperam os acidentes e mortes. A nova Euclides da Cunha trouxe mais desenvolvimento e riqueza para a nossa região, melhorou a economia e gerou empregos”, disse Carlão Pignatari.
Sua duplicação foi a maior obra rodoviária do Estado de São Paulo na primeira metade da década de 2010. As obras foram totalmente entregues em 2014. O investimento foi de R$ 881 milhões e mais de 500 mil pessoas foram diretamente beneficiadas com as intervenções. “Eu estava na entrega da obra e foi uma grande conquista para todos”, concluiu.
O ranking
A pesquisa foi feita com base no estado geral das rodovias avaliando três características: pavimento, sinalização e geometria da via. Tais aspectos receberam classificações que vão desde Ótimo, Bom, Regular, Ruim e Péssimo. A Euclides da Cunha foi classificada como “ótima” em todos os quesitos.
Em segundo lugar no ranking está a Bandeirantes, em terceiro a Rodovia João Baptista Cabral Rennó (SP-225 trecho Itirapina/Santa Cruz do Rio Pardo), em quarto lugar vem a Rodovia Cândido Portinari (SP-334 trecho Cristais Paulista/Ribeirão Preto) e em quinto lugar está a Rodovia Castelo Branco (SP-280 trecho Santa Cruz do rio Pardo/São Paulo).