Cidade

Procon recebe mais de 4 mil reclamações e bancos são campeões de denúncias em Votuporanga

Programa de Proteção e Defesa do Consumidor de Votuporanga detalhou para o A Cidade as reclamações no município
publicado em 02/08/2023
Os bancos são os campeões de reclamações no Procon de Votuporanga  (Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil)

Os bancos são os campeões de reclamações no Procon de Votuporanga (Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil)

Daniel Marques
daniel@acidadevotuporanga.com.br

Quando o assunto é reclamação no Procon (Programa de Proteção e Defesa do Consumidor) de Votuporanga, os bancos são campeões de denúncias. No geral, o órgão recebeu cerca de 4.300 reclamações nos seis primeiros meses de 2023.

Ao jornal A Cidade, o Procon garantiu que 90% dos casos foram resolvidos. No município, as reclamações estão assim divididas: financeiro (bancos, financeiras, entre outras) 46%; serviços privados (tv, assistência técnica, prestação de serviços, comércio) 20%; serviço essenciais (telefonia, energia, transporte) 17%; produtos (vício, falta de entrega, compras na internet) 14%; e habitação (prazo entrega, reajustes de parcelas) 1,6%.

As reclamações no Procon de Votuporanga devem ser feitas presencialmente no horário de atendimento ao público, das 9h às 15h. A sede fica na rua Paraíba, 3.232, no bairro Patrimônio Velho. O telefone de contato é (17) 3422 – 8930. “Contudo, estamos trabalhando no desenvolvimento de novas tecnologias para permitir o uso de aplicativos de celular para as reclamações, trazendo maior comodidade aos consumidores”, explicou o órgão.

No ato da reclamação, não há a obrigatoriedade de levar provas, porém um mínimo de comprovação do negócio jurídico havido entre consumidor e fornecedor é sempre válido e ajuda bastante na formalização da reclamação. “Imprescindível mesmo é levar a identificação do fornecedor, porque o Procon precisa ao menos saber para quem deve mandar a reclamação”, esclareceu.

“Renegocia!”
O Procon-SP participa da iniciativa “Renegocia!”, anunciada pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), recebendo as demandas que surgirem em função desta campanha no Estado de São Paulo e orientando os consumidores nos casos que forem apresentados na plataforma procon.sp.gov.br.

Alguns Procons municipais vinculados também deverão aderir ao programa, que tem foco na negociação de endividamento para prevenção ao superendividamento e negociação para tratamento de superendividamento. A ideia é que os consumidores de todo o Estado de São Paulo que se enquadrem nestas situações possam receber apoio dos especialistas do órgão de defesa nas negociações de suas dívidas e, também, orientações sobre como evitar ou sair de situações de insolvência financeira.
© 2025 - www.acidadevotuporanga.com.br - Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido por GD Virtual
carregando