Ocorrências envolvem agressões físicas, animais amarrados ou acorrentados, falta de água ou alimentação, entre outros
Ocorrências envolvem agressões físicas, animais amarrados ou acorrentados, falta de água ou alimentação, entre outros (Foto: Prefeitura de Votuporanga)
Franclin Duarte
franclin@acidadevotuporanga.com.br
A secretaria municipal de Bem-Estar Animal de Votuporanga atendeu mais de 250 denúncias de maus-tratos e situações de risco envolvendo cães, gatos e outros animais em apenas 10 meses. As ocorrências registradas abrangem agressões físicas, animais soltos nas vias públicas, bichos amarrados ou acorrentados, falta de água ou alimentação, infestação por parasitas, ambientes insalubres, omissão de socorro e animais caquéticos.
Entre os atendimentos, alguns foram classificados como gravíssimos, exigindo a intervenção imediata das polícias Militar, Ambiental e Civil. De acordo com o secretário de Bem-Estar Animal, Chandelly Protetor, nem todas as denúncias correspondem à realidade, mas em todas o setor emite notificações aos denunciados.
“Nos casos mais graves, os responsáveis são processados na justiça por maus tratos, autuados pela Polícia Ambiental e perdem a guarda dos animais. Posteriormente, são retirados para tratamento veterinário. Após a recuperação são encaminhados para adoção responsável, garantindo que tenham um novo lar que lhes ofereça os cuidados necessários”, falou.
A Secretaria de Bem-Estar Animal atua em conformidade com as leis vigentes que asseguram os direitos dos animais nos âmbitos federal, estadual e municipal.
“Os tutores precisam entender que, ao adotar um animal, eles passam a ter um membro da família. Os animais têm direito a receber todos os cuidados necessários, como manda a lei. Infringir esses direitos configura maus tratos e cabe ao poder público agir com base na legislação”, ressaltou Chandelly.
Para denunciar situações de maus tratos ou risco aos animais basta entrar em contato pelo WhatsApp (17) 99655 - 7592.