A Vigilância Ambiental reforça ainda a importância da população em receber os agentes em suas casas
A Vigilância Ambiental reforça ainda a importância da população em receber os agentes em suas casas (Foto: Prefeitura de Votuporanga)
Daniel Marques
daniel@acidadevotuporanga.com.br
Pozzobon e Pró-povo, em Votuporanga, receberão hoje o mutirão contra a Dengue. Os Agentes de Saúde percorrerão, das 7h às 13h, as áreas de abrangência do Consultório Municipal “Dr. Martiniano Salgado” – Pró-povo e Consultório Municipal “Josephina Pirotello Pesciotto” – Dona Nina.
O Consultório Municipal “Dr. Martiniano Salgado” fica na avenida Jerônimo Figueira da Costa, 3.050, e o Consultório Municipal “Josephina Pirotello Pesciotto”, na rua Antônio Galera Lopes, 2.652.
De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde, a ação consiste em fortalecer as demais medidas que vêm sendo adotadas com o objetivo principal de eliminação do mosquito transmissor das arboviroses que, além da Dengue, incluem também Zika e Chikungunya. A Vigilância Ambiental reforça ainda a importância da população em receber os agentes em suas casas, sempre identificados com crachá e uniforme.
Segundo o boletim da Secretaria da Saúde, atualmente são 2.617 casos positivos e outros 1.625 em investigação. O Boletim Epidemiológico pode ser consultado em tempo real no site da Prefeitura (votuporanga.sp.gov.br), também disponível no aplicativo "Conecta Votuporanga".
O combate ao mosquito segue também com o trabalho de nebulização veicular que a Vigilância Ambiental realizará no bairro, das 18h às 22h, na próxima segunda-feira (17), terça-feira (18) e quarta-feira (19).
Antes da ação ser realizada, a população recebe, através do carro de som que transita pelas ruas do bairro, instruções como deixar portas e janelas abertas para que a névoa (fumaça) entre e a ação seja eficaz. Outra orientação que os agentes passam aos moradores é para que protejam frutas e alimentos, comedouros e bebedouros de animais de estimação e gaiolas de pássaros.
Amanhã, equipes também estarão realizando nebulização costal casa a casa, das 7h às 12h, em regiões com maior adensamento de casos da doença.
Prevenção
A Vigilância Ambiental orienta a população a deixar os quintais sempre limpos; verificar recipientes como garrafas, pratos de vasos de plantas e sacolas plásticas que podem acumular água; limpar calhas; tampar caixas d'água e utilizar produtos como detergente e sabão em pó diluídos em água nos ralos internos e externos, para evitar a proliferação do vetor. É igualmente importante lavar os bebedouros dos animais frequentemente com água, bucha e sabão.