Aluna da Escola Estadual Professor Cícero Usberti, Vitória Silva Pereira foi aprovada nas provas e classificada para o programa
Vitória Silva Pereira, de 16 anos, aluna da 1ª Série D do Ensino Médio da Escola Estadual Professor Cícero Usberti (Foto: Arquivo Pessoal)
Daniel Marques
daniel@acidadevotuporanga.com.br
A estudante Vitória Silva Pereira, de 16 anos, aluna da 1ª Série D do Ensino Médio da Escola Estadual Professor Cícero Usberti, de Valentim Gentil, foi selecionada para participar do programa de intercâmbio “Prontos pro Mundo”, promovido pela Secretaria Estadual de Educação de São Paulo. A jovem embarcará em 2026 para a Nova Zelândia, onde permanecerá por três meses vivenciando uma experiência internacional de estudos e intercâmbio cultural.
Em conversa com o
A Cidade, a adolescente falou sobre o sentimento ao receber a notícia da seleção. “Me sinto orgulhosa de mim mesmo. Quando fiquei sabendo que fui selecionada, me senti surpresa; sempre acreditei que eu era capaz, mas nunca imaginei que seria selecionada em meio a tantos alunos no estado. Estou muito feliz e ansiosa”, contou.
Segundo a jovem, o apoio dos professores foi fundamental durante todo o processo. “Quero deixar o meu muito obrigado por tudo a todos os meus professores, especialmente aos meus professores de língua inglesa, professora Mayara Damasceno, Flávio Santiago Zoais e a professora Natalia. Quero agradecer também ao meu pai Valdir Pereira dos Santos e a minha mãe Vilma da Silva Pereira”, afirmou.
Vitória relatou que sempre teve afinidade com a língua inglesa e se destacava na plataforma Speak, utilizada para o aprendizado do idioma. Sobre as etapas do processo seletivo, ela explicou que as provas foram divididas em blocos de leitura, escrita, fala e escuta. “Não foi tão fácil, mas antes me dediquei muito treinando em casa até chegar o dia da prova de seleção. Além de ter se saído muito bem na avaliação, como quesito de seleção também está a assiduidade e frequência na vida escolar, entre outros”, destacou.
Com excelentes expectativas para o intercâmbio, a estudante contou que está entusiasmada com as oportunidades que a experiência poderá trazer. “Espero aprimorar meu inglês, buscando um lugar de destaque futuramente no mercado de trabalho e também para o meu aprimoramento pessoal. Além da língua, espero conhecer novos costumes, lugares, gastronomia, pessoas e fazer boas amizades em que eu possa levar do intercâmbio para vida”, finalizou.
O programa “Prontos pro Mundo” é uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo voltada a alunos da rede pública, oferecendo a oportunidade de viver e estudar em países de língua inglesa. Ao todo, 500 estudantes serão contemplados nesta edição, distribuídos entre destinos na Europa, Oceania e América do Norte. Entre as opções estão Inglaterra e Irlanda, no continente europeu; Austrália e Nova Zelândia, na Oceania; e o Canadá, na América do Norte.
O intercâmbio é 100% gratuito. O programa cobre despesas como passagens aéreas, translados, hospedagem, alimentação e aulas de língua inglesa. Além disso, durante a estadia, os estudantes recebem uma bolsa-auxílio para custear gastos pessoais.