Após mais de 22 mil faltas em consultas e exames em seis meses, município alerta para impactos da ausência de confirmação nas agendas
Após repercussão sobre o grande número de faltas em consultas médicas, Saúde do município apela por respostas (Foto: Prefeitura de Votuporanga)
Franclin Duarte
franclin@acidadevotuporanga.com.br
Repercutiu ontem a reportagem do
A Cidade sobre o alarmante número de mais de 22 mil faltas em consultas e exames apenas nos seis primeiros meses de 2025. Após a divulgação dos dados, a Santa Casa de Votuporanga, que também é responsável pela gestão do atendimento nas unidades de saúde do município, encaminhou à redação uma nota onde volta a alertar a população sobre a importância de confirmar — ou desmarcar — os atendimentos previamente agendados pelas unidades de saúde.
A prática, simples, segundo a instituição, tem grande impacto no funcionamento do sistema e no cuidado com a população. “Cada vez que um paciente falta sem avisar, aquela vaga que poderia ser ocupada por outra pessoa acaba sendo desperdiçada”, explica Marilza Cardi, gestora das filiais. Segundo ela, o problema afeta diretamente o acesso de outros pacientes e provoca acúmulo nas filas, aumento da demanda reprimida e, muitas vezes, o agravamento de casos que poderiam ser resolvidos precocemente.
De acordo com a coordenadora administrativa do NAS (Núcleo de Atenção à Saúde), Vanessa Feriani, há diversas formas de confirmar ou cancelar a presença nas consultas: pelo WhatsApp das unidades, via ligação telefônica à recepção ou ainda diretamente com o(a) agente comunitário(a) de saúde responsável. “Queremos que o paciente saiba que há caminhos fáceis para manter o vínculo com o serviço e evitar o desperdício das vagas”, afirma.
De acordo com a Santa Casa, entre janeiro e maio de 2025, o robô de confirmação de consultas via WhatsApp obteve 60.433 respostas positivas (“sim”) e 2.849 negativas (“não”). No entanto, cerca de 19.640 pacientes simplesmente não responderam à mensagem, além de outros 16.642 cujos contatos estavam desatualizados ou inválidos no sistema.
A soma das ausências gera números preocupantes. “No total, de janeiro a junho, 22.480 agendamentos foram perdidos. São vagas de consultas e exames como ultrassonografia e raio-X que ficaram ociosas”, pontua Vanessa.
A ausência de resposta impacta diretamente na rotina dos serviços: a equipe fica sem saber se o paciente irá comparecer, o horário fica travado, e outros usuários, que poderiam ter sido atendidos, continuam aguardando.
“O simples gesto de confirmar ou desmarcar uma consulta contribui para a otimização da agenda dos profissionais, melhora o acesso ao serviço e diminui o tempo de espera da população. É um esforço coletivo que começa com o cuidado individual”, resume a coordenadora.
O Núcleo de Atenção à Saúde reforça que o município conta com 10 linhas para envio de mensagens via robô, mas que, em função de limitações técnicas e banimentos temporários, nem sempre todas as mensagens são entregues com sucesso. Por isso, manter os dados de contato atualizados junto à unidade de saúde também é fundamental para garantir uma comunicação eficaz.
A orientação é clara: recebeu mensagem da unidade? Responda. Não vai poder comparecer? Avise. “Confirmar ou desmarcar uma consulta é um ato simples, mas com um impacto enorme para toda a rede de saúde”, finaliza Marilza.