Yago Dora é neto de Joaquim Francisco de Oliveira Abbas, o popular Fifo, que faleceu em 2015, e sobrinho de João Abbas
Yago Dora com o troféu e campeão mundial de surfe da etapa de 2025 (Foto: Reprodução/Instagram Yago Dora)
Daniel Marques
daniel@acidadevotuporanga.com.br
O brasileiro Yago Dora conquistou o título de campeão mundial de surfe de 2025, entrando para a galeria dos grandes nomes do esporte ao vencer o norte-americano Griffin Colapinto na decisão do WSL Finals, disputada em Cloudbreak, Fiji. Com 29 anos, ele garantiu a vitória com a somatória de 15,66 pontos contra 12,33 do adversário. O atleta tem ramificações familiares em Votuporanga.
Após a conquista, o surfista dedicou o título ao pai, Leandro Dora, conhecido como Grilo, ex-surfista profissional e um dos principais treinadores da elite mundial, responsável por incentivar e orientar o filho desde a infância, quando a família deixou Curitiba e se estabeleceu em Florianópolis. Na época da mudança, Yago tinha apenas seis anos.
Além da carreira de destaque, o campeão mundial tem ligação com Votuporanga. Ele é neto de Joaquim Francisco de Oliveira Abbas, o popular Fifo, que faleceu em 2015. Fifo nasceu em Monte Aprazível, mas sempre foi votuporanguense de coração. Conhecido pelo espírito jovem, foi entusiasta do esporte, atuou no famoso time de futebol de salão dos anos 60, conhecido também como time do Frei Arnaldo, o Maringá Esporte Clube. Ele integrou a Associação Atlética Votuporanguense e acompanhava de perto o futebol como torcedor do São Paulo Futebol Clube e do Clube Atlético Paranaense.
Yago é filho de Michelle, filha de Fifo, e Leandro. Outro nome de destaque em Votuporanga e parente do surfista é João de Oliveira Abbas, conhecido nos meios do esporte como “Chapa”, que chegou a jogar na Portuguesa de Desportos. Casado com a professora Celeste, ele foi gerente da agência do antigo banco Nossa Caixa/Nosso Banco. João é tio de Yago e figura bastante conhecida entre os votuporanguenses.
Após conquistar o título do Circuito Mundial de Surfe (WSL), o surfista desembarcou domingo (7) em Florianópolis. Ele foi recebido com festa no aeroporto e desfilou em carro de bombeiros pelas ruas da capital catarinense. “Agora que a ficha vai realmente caindo”, afirmou. “Estar aqui faz com que essa sensação fique ainda mais forte”, acrescentou.
A conquista de Yago Abbas Dora representa um feito histórico para o surfe brasileiro, mas é também um motivo de orgulho para seus familiares que mantêm raízes em Votuporanga.