Gustavo Bizo Jardim, aluno do 3º ano de Sistemas de Informação, foi selecionado para o GitHub Campus Expert
        
                
                    
                         
                    
                        Gustavo Bizo Jardim, do 3º ano do Bacharelado em Sistemas de Informação do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) (Foto: IFSP de Votuporanga)
                    
                 
            Daniel Marques
daniel@acidadevotuporanga.com.br
O estudante Gustavo Bizo Jardim, do 3º ano do Bacharelado em Sistemas de Informação do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), Campus Votuporanga, foi selecionado para o programa global GitHub Campus Expert, tornando-se o primeiro aluno de todo o IFSP a conquistar essa posição.
Criado em 2016, o programa é uma iniciativa da plataforma de desenvolvimento colaborativo GitHub voltada a fomentar a cultura open source (código aberto) e capacitar estudantes universitários a se tornarem líderes em suas comunidades de tecnologia.
De acordo com o coordenador do curso de Sistemas de Informação do campus, Evandro de Araújo Jardini, há atualmente apenas 13 estudantes brasileiros atuando como GitHub Campus Experts (CEs), e Gustavo é o pioneiro do IFSP a ingressar nesse grupo. O processo de seleção foi realizado integralmente de forma online e incluiu o envio de um vídeo no qual o estudante apresentou sua trajetória pessoal e profissional, além das características da comunidade tecnológica de seu campus. O treinamento de Gustavo terá início no dia 3 de dezembro deste ano, e, após sua conclusão, ele receberá oficialmente o título de Campus Expert.
Gustavo também é um dos fundadores do Coding Ferpa, comunidade de tecnologia criada em Fernandópolis em parceria com colegas do Instituto. O grupo tem como propósito “distribuir conteúdo de forma livre e trocar experiência”. A oportunidade de se candidatar ao programa do GitHub surgiu de maneira espontânea durante a 10ª edição do Congresso de Tecnologia e Sistemas de Informação (Cotesi) do IFSP de Votuporanga, evento que ele presidia. “Decidi me inscrever em nome do Coding Ferpa. Vi no programa a oportunidade ideal para colocar em prática meu compromisso com a democratização da informação e levar esse conhecimento para além dos grandes centros, obrigar as pessoas a virarem os olhos ao interior”, contou.
Além da conquista, o jovem desenvolve um Projeto de Iniciação Científica sobre “Inteligência artificial e a democracia”, apresentado em outubro de 2025 no evento internacional LatinoWare, em Foz do Iguaçu-PR. Para o estudante, a responsabilidade de ser o primeiro representante do IFSP no programa é significativa. “Fui o único a reconhecido. E é meu dever moral dar muito valor a essa oportunidade e representar outras pessoas que vieram do mesmo lugar que eu. Nunca foi sobre apenas códigos e computação, é, acima de tudo, sobre justiça social”, afirmou.