Cronograma previa a conclusão da primeira fase do projeto ainda em dezembro, mas contrato com a empresa foi prorrogado até junho
Paralisação por causa de “linhão” e chuvas intensas adia cronograma; nova etapa de infraestrutura só será iniciada após conclusão (Foto: Prefeitura de Votuporanga)
Franclin Duarte
franclin@acidadevotuporanga.com.br
A Saev Ambiental (Superintendência de Água, Esgoto e Meio Ambiente de Votuporanga) prorrogou, por mais seis meses, o contrato com a empresa Paviecon Engenharia, Construções e Avaliações Eireli, responsável pela primeira fase das obras de interligação do bairro São Cosme com o Jardim Universitário. O cronograma previa que esta etapa fosse concluída ainda este ano, mas atrasos no projeto o empurraram para até junho de 2026.
No início de novembro, o prefeito Jorge Seba (PSD) visitou a obra de transposição, acompanhado do superintendente da Saev Ambiental, Luciano Passoni. Durante a visita, o chefe do Executivo recebeu a informação de que cerca de 70% desta primeira etapa da obra já foi executada e, na ocasião, foi iniciado o lançamento de concreto.
De acordo com o extrato de termo aditivo, porém, os entraves em decorrência da paralisação das obras, por determinação da Isa Energia Brasil, que é concessionária de transmissão de energia elétrica no Estado de São Paulo e responsável pelo popular “Linhão” que passa pelos dois bairros, somada ao grande volume de chuvas dos últimos dias atrasaram o cronograma de execuções. A prorrogação foi publicada no Diário Oficial do Município.
Com isso, a empresa ganhou até o dia 17 de junho de 2026 para concluir esta primeira fase da obra, que é o barramento de recebimento, amortecimento e equalização das águas de chuvas no entorno do Córrego Marinheirinho. A estrutura impedirá também a chegada de resíduos, como areia, ao reservatório, prevenindo o assoreamento da Represa Municipal.
Só após a conclusão dessa etapa do projeto é que a Prefeitura poderá iniciar fase final, com os R$ 4 milhões liberados pelo governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), que contemplarão os trabalhos de asfalto, guia, calçamento e iluminação. A construção integra o anel viário de Votuporanga, que visa melhorar o fluxo de veículos e conectar diferentes regiões da cidade.