Para visualizar a notícia, habilite o JavaScript na página!
Impressão bloqueada!
Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link http://www.acidadevotuporanga.com.br/esporte/2023/05/entidade-de-votuporanga-combate-o-racismo-e-repudia-atos-contra-vini-jr-n75853 ou as ferramentas oferecidas na página. Se precisar copiar trecho de texto para uso privado, por favor entre em contato conosco pelo telefone (17) 3422-4199 ou pela nossa central de atendimento: http://www.acidadevotuporanga.com.br/atendimento/fale-conosco
Esporte
Entidade de Votuporanga combate o racismo e repudia atos contra Vini Jr.
O Conselho de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra de Votuporanga comentou sobre o caso
O atacante do Real Madrid, Vinícius Júnior foi vítima de atos racistas (Foto: Instagram/Vinícius Júnior)
Daniel Marques daniel@acidadevotuporanga.com.br
A repercussão sobre os atos de racismo contra o atacante do Real Madrid, Vinícius Júnior não para. Posicionamentos são vistos em todas as partes do mundo e por pessoas das mais variadas áreas. Em Votuporanga, o Conselho de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra (CMPDCN) combate o racismo e repudiou os atos do último domingo.
A pedido do jornal A Cidade, o Conselho, que tem como presidente Edwaldo Pereira e vice Moisés de Matos, comentou o caso e expressou profunda indignação e repúdio ao episódio. “É lamentável e inaceitável que, em pleno século XXI, ainda sejamos testemunhas de atos racistas no mundo do esporte, um ambiente que deveria ser pautado pela igualdade, respeito e inclusão”, observou.
Um dos grandes nomes do futebol mundial atualmente, Vinícius Junior foi alvo de gritos racistas por parte da torcida rival, que o chamou de ‘macaco’. “Essa conduta é abominável e fere não apenas o jogador, mas toda a comunidade negra e a sociedade como um todo”, lembrou o CMPDCN.
O conselho votuporanguense fez questão de manifestar solidariedade e apoio irrestrito ao atleta diante dessa situação que chamou deplorável. “Ninguém deveria ser submetido a tal humilhação e discriminação, especialmente em um contexto em que o talento e as habilidades deveriam ser os únicos critérios avaliados”, frisou.
O repúdio da entidade local é também contra a postura das autoridades espanholas e das entidades responsáveis pelo futebol nesse caso. “A inação e a falta de ações enérgicas por parte dessas instituições revelam uma conivência preocupante com o racismo. A tolerância ao preconceito racial apenas perpetua uma cultura de discriminação e impunidade, o que é absolutamente inaceitável”, afirma o Conselho.
Na visão do CMPDCN, é fundamental que as autoridades competentes ajam com urgência para identificar e responsabilizar os responsáveis pelos atos, garantindo que sejam punidos de acordo com a gravidade de suas ações. “Além disso, é necessário implementar medidas efetivas de combate ao racismo no futebol e em todas as esferas da sociedade, incluindo a educação e conscientização sobre a importância da igualdade e do respeito”.
Por fim, o Conselho de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra de Votuporanga destaca que permanece atento e empenhado em combater o racismo em todas as suas formas, buscando promover a inclusão, a igualdade e o respeito mútuo. “Não podemos e não iremos tolerar o racismo em nossa sociedade, porque a diversidade é um valor que deve ser celebrado e respeitado por todos”, concluiu.
Notícia publicada no site: www.acidadevotuporanga.com.br
Endereço da notícia: www.acidadevotuporanga.com.br/esporte/2023/05/entidade-de-votuporanga-combate-o-racismo-e-repudia-atos-contra-vini-jr-n75853
Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link {{link}} ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do jornal A Cidade estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Se precisa copiar trecho de texto para uso privado, por favor entre em contato conosco pelo telefone (17) 3422-4199 ou pela nossa central de atendimento: http://www.acidadevotuporanga.com.br/atendimento/fale-conosco