Para visualizar a notícia, habilite o JavaScript na página!
Impressão bloqueada!
Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link http://www.acidadevotuporanga.com.br/esporte/2023/07/fisioterapeuta-votuporanguense-se-destaca-trabalhando-no-esporte-e-hoje-atua-na-indonesia-n76487 ou as ferramentas oferecidas na página. Se precisar copiar trecho de texto para uso privado, por favor entre em contato conosco pelo telefone (17) 3422-4199 ou pela nossa central de atendimento: http://www.acidadevotuporanga.com.br/atendimento/fale-conosco
Esporte
Fisioterapeuta votuporanguense se destaca trabalhando no esporte e hoje atua na Indonésia
Danilo Lima conversou com a reportagem do A Cidade sobre a vida e o trabalho em um país tão diferente do Brasil
O fisioterapeuta Danilo Lima é mais uma prova de que há votuporanguenses de destaque em várias localidades do mundo. O profissional, que iniciou sua carreira no CAV, hoje atua na Indonésia, de onde conversou com a reportagem do A Cidade sobre a vida e o trabalho em um país tão diferente do Brasil.
Danilo está longe, muito longe. Ele mora em Samarinda, capital da província de Kalimantan Oriental, no leste da ilha de Bornéu. Tem cerca de 630 mil habitantes e foi fundada em 1668. São 11 horas de diferença, portanto o bate-papo com ele foi quando já era noite no Brasil.
Natural de Votuporanga, o fisioterapeuta de 41 anos é formado pela Unifev e iniciou sua carreira na fisioterapia esportiva da Votuporanguense, em 2013, e participou do acesso à Série A2, em 2015.
Depois, em 2017, foi para o Vila Nova-GO, equipe pela qual disputou três campeonatos brasileiros da Série B, Campeonato Goiano e Copa do Brasil. Já em 2020 foi para o Mirassol, onde participou da semifinal do Campeonato Paulista, esteve na Copa do Brasil e nos dois acessos com título: da Série D para a Série C, em 2020; e da Série C para a Série B, em 2022.
A vida dele mudou radicalmente logo após o último acesso, quando o profissional foi convidado para trabalhar no Borneo FC, que disputa a Liga 1 da Indonésia. “Adaptação no início foi bem difícil. Aqui é tudo muito diferente, cultura, idioma e religião”, contou. Cerca de 90% da população do país é mulçumana. “Há algumas questões que precisamos aprender a conviver”, acrescentou.
Diferente do que muitos pensam, a alimentação não é um problema, já que em Samarinda, ele e a esposa, Marielle Siqueira de Lima Barboza, encontram de tudo. A língua local é a bahasa, mas se fala bastante inglês. “O povo aqui é bem carismático, bem simples e nos recebeu muito bem”, lembrou.
Rotina e viagens
O dia a dia de Danilo na Indonésia é de treinos e jogos. Lá as partidas geralmente ocorrem nos sábados e domingos, então o meio de semana é dedicado aos treinamentos. Nas pausas, principalmente em datas Fifa, ele gosta de viajar com a esposa, já que o país tem lugares incríveis, como Bali, por exemplo. “Aqui tem pontos bem paradisíacos, cidades com vulcões, então é um país muito bonito. Também fica perto de outras localidades, como a Malásia e Tailândia. Nossa intenção é conhecer o máximo de lugares possíveis”, contou.
Borneo
Na temporada passada, o Borneo tinha em seu elenco o atacante brasileiro Matheus Pato, que foi artilheiro do campeonato e transferido para o Shandong Taishan, da China. Hoje o grupo tem seis estrangeiros, um deles é o zagueiro brasileiro Léo Lelis.
O fisioterapeuta chegou no clube em outubro do ano passado, quando o time era treinado por um brasileiro – agora o técnico é holandês. Aos poucos ele foi implantando sua forma de trabalhar e buscando melhorar as instalações do time. Ele também solicitou a aquisição de novos aparelhos para a fisioterapia. Dentro de campo, o resultado apareceu. O Borneo conseguiu a melhor colocação em sua história na Liga 1, o quarto lugar.
Filho de Carlos Roberto Dias Barboza e Maria Helena de Lima Barboza, o votuporanguense Danilo está longe, mas parte do seu coração está na cidade, que ele visita sempre que possível.
Notícia publicada no site: www.acidadevotuporanga.com.br
Endereço da notícia: www.acidadevotuporanga.com.br/esporte/2023/07/fisioterapeuta-votuporanguense-se-destaca-trabalhando-no-esporte-e-hoje-atua-na-indonesia-n76487
Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link {{link}} ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do jornal A Cidade estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Se precisa copiar trecho de texto para uso privado, por favor entre em contato conosco pelo telefone (17) 3422-4199 ou pela nossa central de atendimento: http://www.acidadevotuporanga.com.br/atendimento/fale-conosco