As vendas de Natal dos shopping centers do país cresceram 5% em 2013, na comparação com o ano anterior, segundo pesquisa da Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop), divulgada nesta quinta-feira (26). O percentual é próximo ao alcançado em 2012, de 6%.
Considerando o mesmo número de lojas, no entanto, foi o pior Natal em cinco anos, segundo o presidente da Alshop, Nabil Sayoun. Isso porque, diferente dos anos anteriores, a pesquisa atribui o avanço de 2013 ao aumento do número de lojas – não ao aumento no volume das vendas.
“Para vários segmentos do varejo, quando consideradas as mesmas lojas, o crescimento foi negativo ou mesmo o de 2012”, afirmou a Alshop.
“Não foi dentro da expectativa, que era de crescimento de 10% a 11%. De qualquer forma, o crescimento vegetativo trouxe um fator positivo para quem fez expansão de suas lojas”, disse Nabil Sahyoun.
Neste ano, 16 mil novas foram abertas em 38 shoppings inaugurados. Dos shoppings já existentes, 30% tiveram algum tipo de expansão.
Entre os fatores que afetaram o desempenho do setor estão o maior endividamento das famílias, que tem relação, segundo a pesquisa, com o aumento dos juros; a restrição ao crédito por famílias de menor renda; a alta carga tributária e até as manifestações que tomaram as ruas no meio do ano.
“Os gastos com presentes neste Natal de 2013 foram inferiores aos anos anteriores”, diz a associação.