Andressa Aoki
andressa@acidadevotuporanga.com.br
Produtores rurais de 11 cidades que abrangem a Cati (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral) comemoraram ontem o Dia do Agricultor. O evento foi realizado na Cidade Universitária, sob a coordenação da Cati.
As lideranças presentes pediram apoio do governo para os produtores. O prefeito
Nasser Marão Filho ressaltou que o poder público precisa ajudar os agricultores em nível estadual e federal, com relação à participação e financiamento. "Não podemos deixar que se torne apenas uma monocultura. A cana-de-açúcar é um produto importante para o desenvolvimento e traz emprego. Mas não podemos pensar somente nesse lado. A nossa região é predominantemente formada por pequenas propriedades. Temos 1.080 propriedades, o que equivale a 30 hectares cada. Para espaços deste tamanho, a cana não é o mais adequado. Temos que procurar alternativas para fixar as pessoas no campo", disse.
Marão destacou que a Codafavo (Cooperativa de Agricultura Familiar de Votuporanga) é quem está responsável pelos hortifrutis nas merendas escolares. "É importante que as cidades façam suas compras junto à agricultura familiar e coloquem na alimentação das escolas. A Prefeitura está disponibilizando uma sede através de uma emenda do deputado federal João Dado para a Codafavo e Coapinsp (Cooperativa dos Produtores de Mel). Está em fase final o projeto da Casa do Agricultor", afirmou.
O deputado estadual Carlos Eduardo Pignatari também comentou sobre a cana-de- açúcar. "É uma coisa boa para o Brasil. Temos que tomar um novo rumo, fazer um plano diretor de plantio do Estado. Não pode ter monocultura. O agricultor tem que ter subsídio, seguro agrícola compatível ao que plantou. É necessário melhores salários para os funcionários da Cati, que estão saindo do órgão, por falta de incentivo", discursou.
Por sua vez, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Diogo Mendes Vicentini, ressaltou que o produtor rural não tem medo de chuva, ventos e nem de desafios. "Ele sofre da porteira para fora. Produz mas não ganha. É preciso fazer reuniões para trocar informações e colocar condição de respeito ao agricultor e melhores preços", disse. Já o vereador Osvaldo Carvalho da Silva afirmou que os preços estão favoráveis devido ao plano de safra. "Estou na Coacavo desde 1986 e acompanho o agronegócio em Votuporanga. Os produtores são heróis, fazem com que tenhamos o melhor alimento", ressaltou. O diretor da Cati, Carlos Alberto de Luca, agradeceu a presença de todos e disse que o órgão está à disposição dos produtores.