Andressa Aoki
andressa@acidadevotuporanga.com.br
As obras de ampliação do Cemei (Centro Municipal de Educação Infantil) "Profª
Aracy Panazzolo de Mattos” aumentaram em 60% as matrículas para crianças de 0 a 3 anos. A informação foi da secretária de Educação, Cultura e Turismo em exercício, Luzia Aparecida Zirundi Figueira, durante a inauguração da reforma ontem. A unidade é a sétima escola entregue reformada e outras seis receberão investimentos. "O Cemei ganhou área de lazer, playground, vestiário, berçário, local para preparar mamadeiras, ampliação do refeitório e sala dos professores. Foram obras de 271 metros quadrados. É a escola que sofreu maior construção. De 583 metros para 854 em oito meses", destacou.
Luzia ressaltou que atenção à primeira infância é investimento inteligente. "Investir na criança é fundamental para o desenvolvimento do ser humano. Cada vez mais há evidências científicas que demonstram o impacto da primeira experiência do cérebro humano. É retorno para as cidades que o estimularam e bem estar dos adultos. É início de uma vida melhor que pode conduzir para um final melhor", disse. Representando o prefeito Nasser Marão Filho, que se ausentou por conta de um acidente doméstico da primeira dama Juliana Marão, o vice-prefeito Valter Benedito Pereira enfatizou que a administração municipal tem grande preocupação com a educação. "Não só nas escolas, mas faz investimento nos profissionais, porque são osque fazem a educação", afirmou.
O presidente da Câmara Municipal, Mehde Meidão Slaiman Kanso, disse que há
escolas em todos os bairros. "Nas áreas de educação e saúde, Votuporanga é a campeã de toda a araraquarense", elogiou.
Já o deputado estadual Carlos Eduardo Pignatari, destacou que Votuporanga está
crescendo e se desenvolvendo a cada dia. "Investimento na educação é um dos mais sérios. Temos um trabalho enorme para que o Congresso aumente o repasse de recursos para a educação infantil. Nesta fase, é preciso que as crianças estejam
acompanhadas com muitas professoras", afirmou.
A diretora da escola Lucila Vieira ressaltou que a educação é que dá condições para um futuro melhor e Brasil mais justo. "Não é colocar crianças nas salas de aula, mas é criar um ambiente favorável para o desenvolvimento pessoal e social do aluno", complementou.
Beto Mattos, filho da homenageada que denomina o Cemei, disse que estava honrado com o espaço dedicado a sua mãe e principalmente por se tratar de uma instituição educacional.