Recentemente, os atos de vandalismo envolvendo imagens de Nossa Aparecida em Votuporanga chamaram a atenção da mídia regional e deixaram profundamente entristecidos e, de certa forma, indignados, católicos e religiosos de toda a cidade. Foram três ocorrências, sendo duas na Paróquia Santa Luzia.
No dia 27 de julho, um homem descontrolado entrou na igreja pela manhã, destruiu uma redoma de vidro e arremessou ao chão a imagem da santa, que estava fixada a parede.
Na ocasião, fiéis que estavam no local e funcionários da paróquia detiveram o indivíduo, enquanto aguardavam à chegada da Polícia Militar. O autor foi identificado como o desempregado Luiz Augusto do Nascimento Filho, de 50 anos de idade, residente no município de Três Lagoas.
Se mostrando transtornado, ele não conseguiu explicar aos policiais a razão de ter
atacado com fúria o objeto sacro. Com o impacto, o vidro quebrou e se esparramou. Já a santa caiu sob os bancos da igreja, ficando danificada. O autor foi conduzido ao Primeiro Distrito Policial, onde foi autuado por dano e liberado em seguida.
Sem ter mais a redoma que a abrigasse, a imagem foi deixada exposta no altar da igreja, mas não ficou assim por muito tempo. No dia 11 desse mês, porém, o objeto religioso foi misteriosamente subtraído do local, sem que ninguém percebesse.
Também nesse ano, em abril, o alvo foi a imagem da santa localizada em frente da
Igreja Nossa Senhora Aparecida, no monumento de marco zero da cidade. Na ocasião, um jovem, que, identificado posteriormente pela polícia, assumiu que quebrou a redoma de vidro, retirou a imagem do interior e a arremessou. A manifestação de repulsa ao gesto foi grande e o assunto foi comentado até em sessão da Câmara de vereadores.