Da redação
Terminou ontem a 1ª Semana do Bebê, com passeata de bebês e gestantes, às 9h, seguindo da Praça São Bento até a Concha Acústica; programa Viver Bem sobre amamentação, na TV Unifev, às 13h; e programa Debate Livre sobre Projeto de Apoio à Primeira Infância, na TV Unifev, às 21h. Tudo foi organizado pelo Proapi (Projeto de Apoio à Primeira Infância), desenvolvido pela prefeitura de Votuporanga em parceria com o Centro Universitário de Votuporanga - Unifev e a Fundação Maria Cecília Souto Vidigal. Segundo Luzia Zirundi Figueira, secretária executiva do Proapi e diretora do departamento de educação básica da Secretaria de Educação, a participação dos pais foi excelente.
"Tivemos uma programação bem extensa, cumprida com muito êxito. Tínhamos a expectativa que os pais compareceriam e isso aconteceu em um número além do
previsto. Estamos muito contentes", contou Luzia.
Na Concha Acústica, pais e crianças participaram de brincadeiras e também foram distribuídos algodão doce e pipoca.
Luzia contou ainda que a finalidade das brincadeiras é conscientizar o pai da importância de brincar com a criança. "O objetivo da semana é informar a população que o desenvolvimento da criança nos três primeiros anos de vida é fundamental para toda a vida do ser humano. A brincadeira é importante na estimulação das crianças e formação dos laços afetivos".
A intenção da Proapi é continuar realizando a Semana do Bebê e transformá-la em política pública do município.
De acordo com o projeto, é na primeira infância que o ser humano desenvolve suas capacidades cognitivas, motoras, socioafetivas e de linguagem. O investimento nesse período garante à criança, além de todos os direitos definidos em lei, o direito de ser saudável, viver em segurança e no aconchego familiar.
A Semana do Bebê aconteceu entre 28 de agosto e 3 de setembro, com uma programação envolvendo as redes de apoio do município.