Primeira captação de córnea na Santa Casa de Votuporanga aconteceu no dia 14 de fevereiro
Leidiane Sabino
leidiane@acidadevotuporanga.com.br
O serviço de captação de córneas da Santa Casa de Votuporanga completa hoje seis meses, com um bom motivo para comemorar, já foram retiradas 19 córneas, número considerado expressivo, segundo o enfermeiro Pablo Guidorzi Gurther, coordenador da Captação de Córneas da Santa Casa de Votuporanga, se levado em consideração o serviço em outros hospitais da região.
Pablo Gurther destacou ainda que existe por parte da Santa Casa de Votuporanga uma iniciativa de agradecer e reconhecer a importância da doação de órgãos. “Toda vez que realizamos a captação de córneas, enviamos uma "Carta Agradecimento" para a família do doador. É um gesto simples, mas que valoriza a grandeza do ato”, disse.
Quanto ao início da retirada de outros órgãos, ainda não há como prever, pois a Santa Casa precisará contratar novos profissionais.
O hospital local está programando para o Dia Nacional da Doação de Órgãos, 27 de setembro, ações junto à população para incentivar a doação de órgãos.
A primeira retirada de córnea para transplante foi um marco na história de Votuporanga. A doadora foi Leonor Chica Lopes Camara, de 65 anos de idade e faleceu às 23h23 do dia 13 de fevereiro de 2012, por insuficiência respiratória. O procedimento aconteceu por volta das 2h30 de 14 de fevereiro deste ano.
Uma equipe multidisciplinar bastante comprometida envolveu-se neste procedimento, atendendo um anseio da população, realizando em Votuporanga a busca e retirada de órgãos.