Miguel, Lucas e Messias ganharam ouro nas Olimpíadas Escolares do Estado de São Paulo
Leidiane Sabino
leidiane@acidadevotuporanga.com.br
Miguel, Lucas e Messias, alunos da Escola Estadual Professora Sarah Arnoldi Barbosa, de Votuporanga, foram campeões estaduais na modalidade tênis de mesa nas (OEESP) Olimpíadas Escolares do Estado de São Paulo, categoria mirim, realizadas de 2 a 11 de agosto no município de Itapeva-SP.
O evento é destinado às unidades escolares da rede estadual de ensino fundamental e médio, incluindo as Etecs (Escolas Técnicas Estaduais).
Realizado em conjunto com a Secretaria da Educação, o campeonato contou com a participação de 2.500 alunos atletas de equipes das escolas campeãs de 150 municípios que foram classificados durante a fase regional.
A disputa contou com sete modalidades de esporte: atletismo e atletismo PCD (para pessoa com deficiência), basquetebol, futsal, handebol, tênis de mesa e tênis de mesa PCD, voleibol e xadrez, nas categorias masculinas e femininas, com faixa etária até 14 anos.
O objetivo do torneio é promover a melhoria na qualidade de vida, a auto-estima, a integração, o intercâmbio e a confraternização entre os estudantes da rede público por meio de estímulo à prática de esportes.
Miguel Fernando Junqueira Matta Júnior, 13 anos, aluno do nono ano B; Lucas Vinícius Rodrigues Chaves, 14 anos, nono ano A; e Messias de Paula Artuzo, 14 anos; nono ano A; apaixonados pelo tênis de mesa, no ano passado conquistaram medalha de prata e agora voltam para casa com o ouro e foram os destaques de Votuporanga na competição. Esta conquista é fruto de um trabalho realizado há anos pela professora Ângela Vendramini, que foi a primeira a ensinar e incentivar os meninos.
Messias conseguiu o terceiro lugar no individual. Miguel e Lucas o primeiro em duplas e os três conquistaram medalhas de ouro na categoria em equipe.
Depois da final nas Olimpíadas Escolares do Estado de São Paulo, os meninos jogaram contra alunos de escolas particulares, do Objetivo de Santo André, valendo vaga para representar o Estado no campeonato brasileiro, mas perderam.
No fim da tarde, após as aulas, eles aproveitam para jogar tênis de mesa e, de segunda, quarta e sexta-feira à tarde, treinam no Mário Covas com a professora Letícia Nayara.