Da Redação
Hoje é celebrado em Votuporanga o Dia de Combate à Poluição. De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), as doenças causadas pela poluição do ar matam, a cada ano, 2,5 milhões de pessoas no mundo. Todo tipo de degradação das características naturais do meio ambiente, sejam elas físicas, químicas ou biológicas são denominadas poluição.
O gestor de meio ambiente, Gustavo Gallo Vilela, explica que a poluição do ar é causada principalmente pela queima de combustíveis fósseis (petróleo, carvão e gás natural) e queimadas. “A fumaça produzida pelos automóveis é responsável por grande parte dessa degradação atmosférica”. Pensando nisso, a Saev Ambiental fez inspeção veicular em toda frota da autarquia e também da Prefeitura de Votuporanga. O laudo de avaliação de emissão de poluentes indicou que os veículos estão regulados de forma adequada.
Além da aprovação no teste de fumaça preta, a Saev Ambiental utiliza uma moto elétrica que tem como principais vantagens o baixo nível de ruído, a total ausência de poluentes e manutenção mais barata. “A autonomia da moto é de 60 km e suas baterias não armazenam histórico de carga, por isso pode ser carregada sempre que achar necessário, não sendo preciso esperar que descarregue totalmente”, explica a Fiscal de Saneamento,Bruna Giovanna Mequi.
Outro fator que colabora no combate à poluição é a lei municipal 4.665/2009 que proíbe a realização de queimada para limpeza de terrenos e a incineração de materiais, resíduos ou detritos de qualquer natureza nos imóveis urbanos do Município de Votuporanga. “Essa medida é fundamental para mantermos a pureza do ar, principalmente, no período da seca pelo qual estamos passando”, destaca Vilela.