Leidiane Sabino
leidiane@acidadevotuporanga.com.br
Integrar a comunidade local, propor informações e orientações que auxiliem no desempenho das funções dos vereadores, estes foram os objetivos do Encontro Estadual promovido na manhã ontem, dia 23 de agosto, na Câmara Municipal de Votuporanga. Haroldo Tajra, diretor da Secretaria Especial do Interlegis e outros três palestrantes apresentaram ferramentas para que o Poder Legislativo consiga realizar um trabalho integrado, moderno e efetivo.
Segundo Haroldo Tajra, o sucesso deste encontro reflete em Câmaras Municipais bem estruturadas e fortalecidas. O Encontro é uma ação de capacitação do quadro de funcionários e parlamentares.
“Muitas vezes, a Câmara não se vê como autoridade política municipal, não sabe da sua importância”, disse Haroldo. Ele destacou que falta uma equipe técnica preparada para ajudar em todas as atribuições do Legislativo.
Paulo Henrique Soares, consultor legislativo do Senado Federal, ressaltou que o país todo tem um sério problema, que é o analfabetismo. “Há equipes técnicas de Câmara Municipais e vereadores semianalfabetos, o que dificulta o trabalho. Porém, o vereador é simplesmente o retrato da sociedade”.
Júlio Júnior, representante do deputado estadual Carlão Pignatari, ressaltou a importância do encontro. “Este evento acontece por conta de determinação da Câmara Municipal, com grande empenho do seu diretor jurídico, Jerônimo Figueira da Costa Filho”. Júlio destacou o trabalho realizado por Carlão quando prefeito, entre os anos de 2000 a 2008. “Carlão foi agraciado em 2002 com o prêmio de gestão fiscal responsável, entre os 10 prefeitos brasileiros que cumpriram a lei de responsabilidade fiscal”.
Haroldo Tajra falou que o povo brasileiro não abre mão de reivindicar os seus direitos e de ter liberdade de expressão. “A população não quer voltar a um regime ditatorial e quem garante isso são as Câmaras Municipais. Este trabalho que estamos fazendo agora é de formiguinha, mas que dará bons frutos, algo que a sociedade saberá reconhecer”.
Para Haroldo, trabalham melhor as Câmaras que entendem bem o seu funcionamento. “As Câmaras menores não têm condições de contratar uma equipe mais qualificada, por isso, é fundamental essa união para capacitações regionais e estaduais”.
A realização do encontro em Votuporanga é resultado de uma solicitação do presidente da Casa, Mehde Meidão Kanso, e seu diretor jurídico, Jerônimo Figueira da Costa Filho, que visitaram o senado em busca de trazer qualificação para as Câmaras Municipais da região.
Em março do próximo ano, a Câmara de Votuporanga deve sediar mais um encontro do Interlegis, com outros temas ou semelhantes aos debatidos ontem. A intenção é que Votuporanga seja um polo regional de capacitação e possa oferecer treinamentos e sediar eventos.