Leidiane Sabino
leidiane@acidadevotuporanga.com.br
A reunião de hoje do Conseg (Conselho Comunitário de Segurança) de Votuporanga tem como tema a “Santa Casa” e acontecerá às 9h, na sede do Centro Social, na rua Tibagi, 3071.
Janaina Cristina da Silva, assessora de comunicação da unidade hospitalar, estará na reunião apresentando os serviços oferecidos, as contas, campanhas, necessidades e os municípios que ajudam a Santa Casa.
“Este é um assunto que a comunidade não tem muito acesso e a gente quer saber detalhes sobre os serviços, especialmente sobre quem contribui com a Santa Casa, para que possamos cobrar das autoridades os recursos necessários e fazer também a nossa parte”, falou Jesimar Zanelato, presidente do Conseg.
Zanelato disse ainda que toda a comunidade pode participar da reunião.
A Santa Casa tem sido motivo de atenção nos últimos meses. Apesar de ser referência estadual em seus serviços prestados, a dívida no valor de R$25 milhões, sendo boa parte de empréstimos bancários, anunciada recentemente, preocupou a população. A população de Votuporanga ajuda a instituição, participando das campanhas como "Saúde que dá prêmios", em parceria com a Saev Ambiental, e com a Nota Fiscal Paulista. Todo mês são premiados os moradores da cidade que contribuem com pelo menos R$3 com a campanha "Saúde que dá prêmios", o valor é automaticamente debitado na conta de água. O dinheiro arrecadado é revertido para a Santa Casa investir na compra de materiais e medicamentos.
Já com a Nota Fiscal Paulista, há 79 urnas espalhadas pelo comércio local, dos mais variados tipo de estabelecimentos, que vão desde supermercados, lojas de roupas a autopeças mecânicas. Cinco cidades que colaboram mandando as notas e cupons fiscais, Américo de Campos, Cosmorama, Mira Estrela, Fernandópolis e recentemente Álvares Florence. É fácil ajudar quem precisa, basta doar os cupons fiscais sem CPF para a Santa Casa de Votuporanga.
Mesmo com essa colaboração, a falta de recursos federais tem causado dificuldades ao hospital.
Quem quiser opinar e apontar sugestões, pode enviar mensagens para o e-mail do Conseg: conseg-centro@bol.com.br .
Conseg
O Conseg tem discutido diversos assuntos, como o combate à poluição sonora, orientações com relação à proibição da venda de bebida alcoólica a menores, monitoramento eletrônico nas escolas, praças e ruas da cidade, prevenção ao uso de drogas, melhorias no fluxo do trânsito e acidentes de trânsito, entre outros.
Entre os projetos futuros, o Conseg deve criar uma comissão de trânsito para trabalho educativo nas escolas e buscará meios para aumentar o efetivo da Polícia Militar.