Foram realizadas 3128 mamografias pela Unidade Móvel, quando esteve em Votuporanga
Andressa Aoki
andressa@acidadevotuporanga.com.br
A Unidade Móvel do Câncer de Mama de Barretos atendeu 26,69% da meta dos serviços em Votuporanga. Segundo a enfermeira do departamento de Prevenção do Hospital de Câncer de Barretos, Unidade III de Jales, Tânia Silveira Lourenço, em entrevista ao jornal A Cidade, foram realizadas 3128 mamografias, sendo que o número de mulheres votuporanguenses na faixa etária de 40 a 69 anos que devem fazer o exame é de 11.716. “Fizemos 3.128 atendimentos no período de cinco de junho a 10 de agosto”, afirmou.
Tânia contou que na última visita (em 2010) em Votuporanga, foram realizadas 3.924 mamografias. Deste total, cinco delas estavam com câncer – 10 em estágio precoce o que possibilita a cura da doença. “A procura pelo exame poderia ser melhor, já que é gratuito e está próximo da casa da paciente. Acho que mulher deveria se cuidar mais, sabendo que o câncer de mama é o tumor que mais acomete a população. A prevenção ainda depende muito da vontade e do interesse da mulher”, ressaltou.
A enfermeira frisou que muitas têm medo de fazer o exame e descobrir a doença. O câncer de mama se diagnosticado no início tem cura em 90% dos casos. De acordo com a enfermeira do Departamento de Prevenção do Hospital do Câncer de Barretos – Unidade III de Jales, Tânia Lourenço, quanto mais tardio o diagnóstico, menores as chances de eficácia no tratamento da doença.
As mulheres atendidas devem buscar os resultados no período de 40 dias, na unidade de saúde onde fez o agendamento.
A Unidade Móvel possui uma equipe formada por técnicos em radiologia, auxiliares de câmara escura e motorista. O Programa de Rastreamento Organizado de Mamografia é promovido desde 2008 em 52 municípios do Estado de São Paulo, atendendo mais de 164 mil mulheres que estão na faixa etária de 40 a 69 anos, considerada de risco para o câncer de mama.