Eduardo Wanssa de Carvalho de Votuporanga conseguiu excelente colocação em concurso
Jociano Garofolo
garofolo@acidadevotuporanga.com.br
Um jovem votuporanguense deixou mais de 22 mil inscritos para trás e ficou com a segunda colocação no concurso para delegado de polícia da Secretaria de Segurança Pública do Estado. Eduardo Wanssa de Carvalho foi empossado ao cargo na última quarta-feira, junto com outros 199 novos delegados, em cerimônia relizada no Auditório Ulysses Guimarães, no Palácio dos Bandeirantes, zona sul da Capital.
Eduardo é sobrinho do delegado de polícia titular do Terceiro Distrito Policial, Ali Hassan Wanssa e é formado em Direito pela Unifev. A primeira etapa do cuncurso para delegado foi realizada no ano passado e agora, os 200 empossados vão para treinamento da Polícia Civil para serem designados aos cargos por todo o Estado.
Na cerimônia de posse, importantes autoridades estiveram presentes, entre as quais o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin; o secretário da Segurança Pública, Antônio Ferreira Pinto; o delegado geral de polícia, Marcos Carneiro Lima; a delegada geral de polícia adjunta, Ana Paula Batista Ramalho Soares; o comandante geral da Polícia Militar, Cel. Roberval Ferreira França; o diretor da Acadepol, Paulo Afonso Bicudo, membros do Conselho da Polícia Civil, autoridades civis, policiais, familiares e convidados.
O Governador Geraldo Alckmin, antes do seu pronunciamento, prestou homenagem e pediu um minuto de silêncio, ao delegado de polícia, Paulo Pereira de Paula, assassinado no último dia 4, na zona oeste da capital paulista. Na sequência, Alckmin agradeceu à Assembleia Legislativa que aprovou uma “Emenda Constitucional histórica, uma luta de décadas, a transformação da carreira de delegado de polícia em carreira jurídica”.
Alckmin parabenizou os novos delegados e chamou a atenção da importância do cargo; “É um grande desafio do mundo moderno que é a Segurança Pública. É uma atividade de grande ação, de grande acuidade, inteligência e grande sensibilidade”. Lembrou ainda, a queda expressiva da taxa de homicídios e das ações do Estado no combate à criminalidade.
O secretário da Segurança Pública, Antônio Ferreira Pinto, parabenizou os novos delegados e e lembrou os atributos do cargo: “Ser delegado de polícia é ter um compromisso com a ordem e a segurança no combate diuturno ao crime, que cada vez se apresenta mais ousado, violento e organizado. Ser delegado de polícia é trabalhar para garantir a todos, o direito à segurança, respeitando direitos e garantias individuais”.
Lembrou também que a função exige o constante exercício de liderança e o compromisso permanente com a sociedade e não se deixar influenciar por rivalidades arcaicas com outras instituições que se empenham cada uma em sua esfera de atribuições: Polícia Militar, Ministério Público e Magistratura”.
Os três primeiros colocados no processo seletivo, Leandro Salerno Leyser de Aquino, Eduardo Wanssa de Carvalho e Erika Pereira Pinto foram homenageados e receberam a carteira funcional e o distintivo da Polícia Civil das mãos do governador Alckmin, do secretário da Segurança Pública, Ferreira Pinto e do delegado geral de polícia, Marcos Carneiro.