Para votar, o eleitor não precisa apresentar o título. É necessário mostrar apenas um documento
Andressa Aoki
andressa@acidadevotuporanga.com.br
O Cartório Eleitoral realizou 247 segundas vias do título. O prazo para fazer o pedido terminou na última quinta-feira.
As eleições municipais de 2012 ocorrem no próximo dia 7 e o segundo turno, quando houver, em 28 de outubro. Pelos dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), cerca de 140 milhões de eleitores estão aptos para a escolha de prefeito e vereador.
Para votar, o eleitor não precisa apresentar o título. É necessário mostrar apenas um documento de identificação oficial com foto. O documento pode ser a carteira de identidade, a de trabalho, a de habilitação, passaporte ou outro documento oficial equivalente, inclusive, a carteira de categoria profissional. As certidões de nascimento ou casamento não serão admitidas como prova de identidade.
Para as autoridades da Justiça Eleitoral, é fundamental, porém, que o eleitor confirme no título o número da seção e seu local de votação.
Justificativa
O chefe do Cartório Eleitoral, Ivan de Oliveira Sousa, pediu para que os eleitores que forem justificar este ano, que compareçam no órgão para retirar o formulário. O requerimento deve ser devidamente preenchido e entregue no dia da votação.
A justificativa é válida somente para o turno ao qual o eleitor não compareceu por estar fora de seu domicílio eleitoral. Assim, se deixou de votar no primeiro e no segundo turnos do pleito, terá de justificar sua ausência para o primeiro e para o segundo, separadamente, obedecendo aos mesmos requisitos e prazos para cada um deles.
No dia do pleito, basta que a pessoa, portando o título eleitoral e um documento oficial de identificação com foto, entregue o Requerimento de Justificativa Eleitoral devidamente preenchido na seção onde vota.