O evento, com o palestrante Davidson Patrício de Novais, debateu diversos assuntos
Leidiane Sabino
leidiane@acidadevotuporanga.com.br
A Rede Social de Votuporanga realizou ontem, em parceria com o Senac do município, o Fórum de Desenvolvimento Local: definição e princípios sobre o trabalho voluntário, das 8h30 às 12h, no auditório do Senac.
Aparecido Doracy Venci, presidente da Associação Fraterna da União de Pais e Amigos das Crianças Especiais Recanto Tia Marlene, que assinou junto com o Senac o convite para o Fórum, destacou a importância do voluntário. “Este é um tema muito importante. Todas as instituições sociais trabalham com voluntários e este momento serve para que todos se capacitem e se fortaleçam. O voluntário melhora a capacidade de atendimento da entidade e ainda reduz os custos. Esta é uma função importante para quem exerce e para toda a sociedade”, falou.
Maria Rosa, gerente do Senac Votuporanga, disse que o voluntário leva novidades para as entidades. “Ele ajuda, mas não pode substituir a mão de obra”, ressaltou.
O evento, com o palestrante Davidson Patrício de Novais, debateu diversos assuntos, como: legislação sobre voluntariando; perfil (estatísticas) do voluntariado brasileiro; processo de captação e treinamento do voluntário; implantação a gestão e o projeto de voluntariado; o termo de adesão; direitos e deveres do voluntário e da entidade; voluntariado presencial e “on line”; a gestão de programas sobre o voluntariado; valores e atitudes do voluntariado; termos de prestação de serviço voluntário; a grandeza do trabalho voluntário; implantação do trabalho voluntário nas empresas e universidades; voluntariado no Brasil e no mundo.
O palestrante:
Davidson patrício de Novais é bacharel em Ciências Sociais e especialista em Políticas públicas pela UFMG. Estudante no curso de especialização em Direitos Humanos da Academia de Polícia Militar do Estado de Minas Gerais/ APM. Foi coordenador do núcleo do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), em Ribeirão das Neves. Coordena o Centro de Referência da Cidadania e dos Direitos Humanos da Rede Mineira de Cidadania / RMC. Atua como agente da Pastoral Carcerária da Arquidiocese de Belo Horizonte. Integra o Grupo de Pesquisa Humanidade do Direito. Trabalha como voluntário no Núcleo de Direitos Humanos da Defensoria Pública do Estado de Minas Gerais.