Cerca de 200 pessoas participaram na tarde de domingo da passeata que encerrou a 2ª Semana do Bebê
Da Redação
Aproximadamente 1,6 mil pessoas participaram da programação exclusiva da 2º Semana do Bebê de Votuporanga, que este ano agregou as atividades do “1º Festival da Primeiríssima Infância”, na Praça da Matriz, e do “1º Seminário Internacional da Primeiríssima Infância”, que trouxe para Votuporanga profissionais renomados do Brasil e do exterior, destacando temas como o desenvolvimento biológico, psicológico e social nos três primeiros anos de vida.
Cerca de 200 pessoas participaram na tarde de domingo da passeata que encerrou a 2ª Semana do Bebê. A caminhada aconteceu na rua Amazonas, entre as ruas Santa Catarina e Goiás e contou com o acompanhamento da Fanfarra da Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Votuporanga. A passeata teve como principal intuito destacar a importância e mobilização da sociedade para promover os cuidados essenciais que todos devem receber na Primeiríssima Infância.
Durante todo o dia, as crianças que passaram pela Praça da Matriz puderam participar da oficina de musicalização com Jussara Belloni, muitas brincadeiras, um espaço lúdico com brinquedistas além de pipoca e algodão doce, tudo gratuito.
A 2ª Semana do Bebê de Votuporanga teve início na última segunda-feira, dia 17 de setembro, com uma programação exclusiva que contou com palestras nas unidades de saúde (PAS, consultórios municipais, USF’s), Educação Infantil (Cemei’s) e nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) do município. No total, foram mais de 90 palestras e oficinas realizadas nas unidades de saúde, educação infantil e assistência social nestes cinco dias de eventos.
Este ano, a 2ª Semana do Bebê trouxe inovações, agregando o “1º Festival da Primeiríssima Infância” e o “1º Seminário Internacional da Primeiríssima Infância” à sua programação. Na Praça da Matriz, o Festival da Primeiríssima Infância teve início no dia 19 e contou com oficinas de preparo de papinhas, musicalização, pintura em tecido, contação de histórias, brincadeiras, passeata, entre outros. Já o Seminário Internacional trouxe para Votuporanga profissionais renomados do Brasil e do exterior que abordaram temas como o desenvolvimento biológico, psicológico e social nos três primeiros anos de vida.
Pais aprovam iniciativa
Muitos pais, filhos, avós, tios e tias participaram na tarde de domingo da passeata que encerrou as atividades da 2ª Semana do Bebê.Foram distribuídos brindes para os 50 primeiros pais que levaram seus filhos para a passeata e cata-ventos para os bebês e crianças participantes.
Durante a passeata, o destaque ficou para o pequenino Enzo, de apenas 17 dias de vida que estava no colo de sua mãe Flávia Rodrigues, de 23 anos. Apesar de poucos dias de vida, Flávia também participou de várias palestras durante a semana. “A Semana foi excelente. Aprendi muito. Tenho outro filho, de 4 anos, e na época em que ele nasceu eu não tinha essas informações. Gostei muito das palestras e das oficinas, principalmente as de papinha”, elogiou Flávia.
Para as mães que participaram da programação exclusiva da 2ª Semana do Bebê, o evento foi de grande valia e agregou conhecimento, já que elas aproveitaram a oportunidade para tirar suas dúvidas com profissionais capacitados das áreas de saúde, assistência social e educação.