Andressa Aoki
andressa@acidadevotuporanga.com.br
Votuporanga cresce e nesta sua fase de pujança, atrai vários empresários. O município está com um saldo positivo na abertura de empreendimentos. Segundo dados da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, divulgados com exclusividade para o jornal A Cidade, somente neste ano, 760 cidadãos investiram na cidade com os seus negócios. Entretanto, no mesmo período, 336 fecharam suas portas. O saldoi foi de 424.
A abertura destas empresas movimentou 231 atividades. Em números gerais, o setor de vestiário foi o que atraiu. Foram 50 novos locais, somente para artigos de vestiário. Confecção de roupas sob medida, exceto roupas íntimas, foram 30.
Um dos fatores que podem colaborar com o interesse no segmento é a capacitação da mão de obra por meio do Espaço Empresarial. Lá, é realizado o curso de modelista de roupas. Possui duração de 160 horas, com aulas de segunda a sexta, das 19h às 22h. O objetivo é de qualificar a mão de obra e desenvolver as competências relativas à modelagem de confecções, no que diz respeito à reprodução, ampliação e à redução de moldes, de acordo com procedimentos técnicos, normas ambientais e de segurança.
O local abriga incubadora para área de confecção, cooperativa de costura, atendimento do Banco do Povo para financiamentos, salas de aula para qualificação de mão de obra e um centro de eventos para indústrias do setor. Instituições como Airvo (Associação Industrial da Região de Votuporanga), Sebrae e Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) também poderão desenvolver atividades no local. O projeto conta ainda com parceria do Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), responsável por oferecer as capacitações.
Construção civil
A área de construção civil também movimenta a economia de Votuporanga. A Secretaria possui 10 cadastros de pedreiros; seis de pintor e 11 de instalação e manutenção elétrica. O segmento será o grande destaque para os próximos meses.
Transporte
O setor de transporte também apresentou dados positivos. Foram inscritos 23 pessoas para o serviço de mototáxis e 18 empresas para transportadoras.
Entre os autônomos, destaque para os advogados (10), cabeleireiros (16), esteticistas (11) e psicólogos (16).
Lei do incentivo
Para atrair ainda mais empresas, Votuporanga possui a lei do Plano de Desenvolvimento Econômico. Abrange indústrias, comércio, agronegócio, e todo tipo de serviço a se instalarem na cidade bem como as que já estão instaladas a se fortalecerem nos seus ramos de atividade. A Prefeitura pode adquirir a área, e fazer a doação, além de beneficiar com água, luz, e energia elétrica. Os empresários recebem uma escritura definitiva, condicionados a cumprir as obrigações que existem na lei. É necessário que apresentem dentro de 120 dias o projeto de construção e mais um ano e meio para finalizá-la. Fica por conta do empresário, o asfalto, guia e sarjeta.