Participaram do evento, a diretora da unidade, Andréa Thomé, e o chefe da fiscalização
Da Redação
Profissionais do Procon de Votuporanga participaram na última semana do 28º Encontro Estadual de Defesa do Consumidor, promovido pela Fundação Procon SP. No evento realizado no auditório da Associação dos Advogados (AASP), estiveram presentes a diretora da unidade, Andréa Isabel da Silva Thomé, e o chefe da fiscalização do órgão, José Luiz Lançoni.
Durante o evento, foram abordados temas polêmicos, agências reguladoras, planos de saúde, expansão do crédito e consumo consciente, práticas abusivas no mercado imobiliário, segurança de dados e redes sociais. “Essa é uma oportunidade de integração dos Procons municipais e estaduais no sentido de contribuir com propostas de alterações na legislação, além da definição de planos de ação em defesa dos consumidores de forma integrada com o Sistema Nacional de Defesa do Consumidor, do qual o Procon de Votuporanga faz parte”, detalha Andréa.
O diretor executivo da Fundação Procon SP, Paulo Arthur Góes, encerrou o evento afirmando que as discussões foram proveitosas com resultados positivos. "Percebemos que tivemos muitos avanços, mas há ainda um longo caminho a percorrer e isto está cada vez mais nas mãos do consumidor. Mas somos nós, com muito trabalho e criatividade que devemos oferecer as ferramentas para que isso seja possível. Educar e conscientizar. Esse é o caminho".
Encontro
A ocasião propiciou importantes contatos com gestores e integrantes da Secretaria de Defesa do Consumidor do Ministério da Justiça. Na primeira mesa de debates do encontro foi abordada a ausência de regulação para os planos de saúde coletivos, com a participação do coordenador de atendimento à imprensa do Governo do Estado de São Paulo, Felipe Neves, a médica sanitarista, Regina Ribeiro Parizi Carvalho, o gerente de fiscalização da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), Francisco Teixeira da Silva Telles e a coordenadora institucional da Proteste, Maria Inês Dolci.
Em seguida, profissionais discutiram sobre os projetos de leis que prevêem a criação das agências reguladoras. Os debatedores foram o repórter e apresentador da TV Assembléia, Mauro Frysman, a representante do Conselho Diretor do Instituto de Defesa do Consumidor (IDEC), Marilena Lazzarini, a diretora de Programas Especiais da Fundação Procon SP, Andréa da Silva Souza Sanchez e o subchefe de Análise e Acompanhamento de Políticas Governamentais da Casa Civil –Presidência da República, Rodrigo Augusto Rodrigues.
Outro tema falou sobre a queda de juros, expansão do crédito, aumento da inadimplência e consumo consciente. A abordagem foi feita pela jornalista do SBT, Denise Toledo e as apresentações começaram com o colunista de economia do jornal O Estado de São Paulo, Celso Ming. Já o professor e coordenador do Centro de Estudos da Fundação Getúlio Vargas, Willian Eid, enfatizou a importância da educação do jovem consumidor e alertou para a falta de conhecimento do atendimento.
Já a inadimplência foi o tema abordado por Alexandre Jorge Chaia, professor do Instituto de Ensino e Pesquisa (Insper). Enquanto a jornalista da TV Globo e CBN, Mara Luquet, o promotor de Justiça de São Bernardo do Campo, Marcelo Sciorilli e o advogado especialista em mercado imobiliário, Marcelo Tapai falaram sobre mercado Imobiliário.
O tema marco civil, foi mediado pelo jornalista Saulo Luz. Também contou com participação do coordenador geral de Estudos e Monitoramento de Mercado da Secretaria Nacional de Defesa do Consumidor (Senacon), Danilo Doneda e do diretor de políticas públicas e relações governamentais do Google Brasil, Marcel Leonardi.
Com a mediação da apresentadora de TV, Cuca Lazzarotto, o encontro foi encerrado discutindo as relações do consumidor com as redes sociais. Integram a discussão, o publicitário e sociólogo, Fábio Mariano Borges, a advogada especialista em defesa do consumidor, Ana Elisa Rocha, e do presidente do Instituto Ibero Brasileiro de Relacionamento com o Cliente (IBRC), Alexandre Diogo.