Leidiane Sabino
leidiane@acidadevotuporanga.com.br
Votuporanga fará parte, pela primeira vez, do Outubro Rosa, um movimento popular internacionalmente conhecido. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. Segundo a psicóloga Maria Celina Trevizan Costa, professora da Unifev (Centro Universitário de Votuporanga) e organizadora do evento em Votuporanga, a intenção é chamar a atenção da população.
“A cidade vai ter um diferencial, já que este movimento acontece mais em grandes cidades”.
Maria Celina pede que os torcedores do CAV (Clube Atlético Votuporanguense) acompanhem o jogo no próximo domingo com algum adereço rosa. “Se tiver uma camiseta rosa, melhor ainda, um boné, qualquer adereço pode colaborar. Pretendemos entregar uma bexiga rosa para cada mulher e criança que entrar no estádio. No intervalo do jogo terá uma apresentação com as musas da Tura (Torcida Uniformizada Raça Alvinegra) com uma faixa da campanha”.
Programação
A abertura do movimento será no jogo de futebol, no domingo, às 10h, no Estádio Municipal Plínio Marin. Além disso, acontecerá uma exposição sobre o tema, que começa no memorial Unifev, onde ficará de 1° a 8 de outubro, aberta à comunidade, à tarde e à noite, depois vai para o Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), ETEC (Escola Técnica Estadual) e Instituto Federal, sobre o tema Outubro Rosa, apresentação de trabalhos artísticos, de universitários e de algumas crianças.
No dia 18, na praça São Bento, o Saevinho estará presente com todos os seu atrativos. Estudantes de Enfermagem e Psicologia da Unifev farão orientação sobre prevenção ao público presente.
Dia 27 de outubro acontecerá uma caminhada, com vários parceiros, com os sindicatos e ACV (Associação Comercial de Votuporanga). A concentração, às 8h, será na São Bento, envolvendo toda a cidade.
Nas escolas da cidade e região serão desenvolvidas oficinas.