Andressa Aoki
andressa@acidadevotuporanga.com.br
Ele é o segundo tipo de câncer mais frequente do mundo. É o mais comum entre as mulheres, respondendo por 22% dos casos novos a cada ano. Mas se diagnosticado e tratado oportunamente, o prognóstico é relativamente bom. Com a realização da campanha “Outubro Rosa” em Votuporanga, as mulheres devem ficar atentas à esta doença, que já matou 27 votuporanguenses, no período de 2008 a 2012.
Segundo dados da Secretaria da Saúde, divulgados a pedido do jornal A Cidade, as idosas são a as mais acometidas com câncer. Na faixa etária dos 60 ao 69 anos, foram seis mortes. A mesma quantidade de óbitos foi registrada nas mulheres de 70 a 79. Na faixa dos 50 a 59, foram cinco falecimentos.
Para vencer esta doença, é preciso ficar atento. Este é o objetivo da campanha “Outubro Rosa”. É a primeira vez que Votuporanga participa do movimento popular que começou na década de 90 nos EUA e hoje é comemorado em todo o mundo, durante o mês de outubro. Seu nome remete a cor do laço rosa que representa a luta contra o câncer de mama. A ação tem o intuito de conscientizar e sensibilizar a população sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, aumentando as possibilidades de cura.
No dia 18, na praça São Bento, o Saevinho estará presente com todos os seu atrativos. Estudantes de Enfermagem e Psicologia da Unifev farão orientação sobre prevenção ao público presente. Dia 27 de outubro acontecerá uma caminhada, com vários parceiros, com os sindicatos e ACV (Associação Comercial de Votuporanga). A concentração, às 8h, será na São Bento, envolvendo toda a cidade. Nas escolas do município e região serão desenvolvidas oficinas.
O “Outubro Rosa” é encerrado no final do mês com uma grande caminhada, mobilizando toda a sociedade.
Autoexame
A enfermeira da Atenção Básica, Vera Dorigão, destacou o exame de prevenção, a mamografia.”Este exame faz parte da rotina de atendimento das unidades de saúde e neste mês de outubro, estamos participando da sensibilização da importância da realização dele. As unidades trabalham orientando o autoexame das mamas e também é realizada a abordagem de todas as mulheres na faixa etária acima de 50 anos e oferecido o exame e assim realizado o agendamento”, disse. Os exames de mamografia realizados na rotina das unidades são realizados no AME- Votuporanga.
Carreta do Câncer
A Unidade Móvel do Câncer de Mama de Barretos atendeu 26,69% da meta dos serviços em Votuporanga. Segundo a enfermeira do departamento de Prevenção do Hospital de Câncer de Barretos, Unidade III de Jales, Tânia Silveira Lourenço, em entrevista ao jornal A Cidade, foram realizadas 3128 mamografias, sendo que o número de mulheres votuporanguenses na faixa etária de 40 a 69 anos que devem fazer o exame é de 11.716. “Fizemos 3.128 atendimentos no período de cinco de junho a 10 de agosto”, afirmou.
Tânia contou que na última visita (em 2010) em Votuporanga, foram realizadas 3.924 mamografias. Deste total, cinco delas estavam com câncer – 10 em estágio precoce o que possibilita a cura da doença. “A procura pelo exame poderia ser melhor, já que é gratuito e está próximo da casa da paciente. Acho que mulher deveria se cuidar mais, sabendo que o câncer de mama é o tumor que mais acomete a população. A prevenção ainda depende muito da vontade e do interesse da mulher”, ressaltou.